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O QUE É ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE? Entenda conceito e veja ÚLTIMAS NOTÍCIAS sobre a situação atual do ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Conheça dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saiba como está a situação do Ensino Médio no Brasil

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 03/08/2023 às 17:26
WAYHOMESTUDIO/FREEPIK
É importante que alunos aprendam sobre educação empreendedora FOTO: WAYHOMESTUDIO/FREEPIK

O Ensino Médio profissionalizante, também conhecido como Ensino Médio técnico ou Ensino Médio integrado, é uma modalidade de ensino que combina a formação geral do Ensino Médio com a formação profissional específica em uma determinada área de atuação.

Nesse modelo de ensino, o estudante tem a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos tanto na área acadêmica tradicional, quanto em uma área profissional específica, como eletrônica, mecânica, informática e outras possibilidades.

O objetivo principal do Ensino Médio profissionalizante é proporcionar ao estudante uma formação mais completa e voltada para o mercado de trabalho.

Assim, ao concluir essa etapa de ensino, o aluno estará apto a ingressar no mercado de trabalho em uma área técnica específica ou, caso deseje, prosseguir seus estudos em cursos superiores relacionados à sua formação técnica.

Continue lendo esse texto para conhecer dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saber como está a situação do Ensino Médio no Brasil.

ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL

Algumas instituições no Brasil oferecem o Ensino Médio profissionalizante aos alunos, sendo mais comum os estudantes adquirirem conhecimento escolar durante um turno e fazer o curso profissionalizante em outro.

SITUAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

O Ensino Médio das instituições de ensino públicas e privadas de todo Brasil tem sido alvo de discussões nos últimos meses.

Isso porque, em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) deu início a uma pesquisa aberta acerca do Novo Ensino Médio. Isso ocorreu por meio da Portaria n° 399.

O procedimento, que tinha a finalidade de conduzir estudos junto à comunidade escolar, conferências e inquéritos virtuais a respeito do padrão de ensino, durou até o último 6 de julho.

As diretrizes que passarão a ser adotadas pelo Ministério da Educação e os estados ainda não são conhecidas.

De maneira informal, já existe o conhecimento de que o governo federal vai decidir sobre ajustes no modelo que até então vinha sendo adotado pelas escolas.

Além disso, é esperado que o governo federal não deve fazer alterações na lei que instituiu o Novo Ensino Médio, tendo possibilidade de deliberar junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre as alterações a serem feitas.

Como foi pedido pelos secretários de educação dos estados e por representantes da sociedade civil, como o Todos Pela Educação, a expectativa é de que o governo opte pelo aumento da carga horária das disciplinas consideradas comuns, que já eram aplicadas.

Pela proposta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), conselho dos secretários estaduais de educação, poderiam ser usadas 300 horas das 1.200 horas das disciplinas optativas (itinerários formativos) para essa adequação.

MAS AFINAL, COMO FICA O ENSINO MÉDIO?

A situação do Ensino Médio vai ser pauta na palestra Mas Afinal, "Como Fica o Ensino Médio?" que vai ser realizada pela presidente executiva e fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).

Ao todo, o evento conta com 51 palestras, 7 oficinas e 5 prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo.

Quem participar, ainda vai ter acesso a apresentações culturais, Ideathons, Salão de Empreendedorismo (estandes virtuais para a comercialização de serviços e produtos educacionais) e ao Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

O CITE acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Clique aqui para se inscrever.