ensino médio

DINÂMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: veja 3 DINÂMICAS para ALUNOS DO ENSINO MÉDIO que podem ser aplicadas em sala de aula

Conheça dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saiba como está a situação do Ensino Médio no Brasil

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 31/07/2023 às 19:09
WAYHOMESTUDIO/FREEPIK
É importante que alunos aprendam sobre educação empreendedora FOTO: WAYHOMESTUDIO/FREEPIK

O Ensino Médio é uma etapa muito importante da educação formal que ocorre após o ensino fundamental e compreende os três últimos anos da educação básica no Brasil.

Caracterizada por uma abordagem mais aprofundada e especializada nos conteúdos acadêmicos, essa fase prepara os estudantes para o ingresso na educação superior ou para o mercado de trabalho.

Nesse contexto, criar dinâmicas dentro da sala de aula é essencial para tornar o ambiente de aprendizado mais envolvente, participativo e produtivo.

As dinâmicas ajudam no engajamento dos alunos, trabalho em equipe, estímulo à criatividade, ambiente positivo, na memória e retenção, aprendizagem ativa e na diversidade de habilidades.

Continue lendo esse texto para conhecer dinâmicas para alunos do Ensino Médio e saber como está a situação do Ensino Médio no Brasil.

DINÂMICAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

História coletiva

O professor deve pedir para que os alunos sentem no chão e formem um círculo. Em seguida, ele precisa dizer uma frase qualquer, pensando no início de uma história.

O próximo passo é apontar um dos alunos para continuar a história. E assim deve acontecer sucessivamente, para que todos contribuam com a construção de uma mesma narrativa.

Lição: desenvolver a imaginação e a criatividade dos estudantes.

 

Desenho cego

A turma deve ser separada em duplas, colocadas lado a lado. Um participante deve receber papel e caneta para fazer o desenho, enquanto o outro terá uma foto em mãos.

A pessoa precisa descrever a imagem para que o seu companheiro possa fazer o desenho. Essa descrição não pode revelar o que é a imagem.

Lição: melhora a capacidade de comunicação e interpretação dos estudantes.

Semelhanças

Os alunos devem ser divididos em grupos de três em três. Depois, os membros de cada equipe devem conversar entre si para encontrar 3 coisas em comum.

O próximo passo da dinâmica é expor as descobertas para os demais colegas. É, sem dúvidas, uma das melhores dinâmicas para sala de aula.

Lição: gerar empatia entre os colegas e ajudar a conhecer melhor os parceiros.

SITUAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

O Ensino Médio das instituições de ensino públicas e privadas de todo Brasil tem sido alvo de discussões nos últimos meses.

Isso porque, em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) deu início a uma pesquisa aberta acerca do Novo Ensino Médio. Isso ocorreu por meio da Portaria n° 399.

O procedimento, que tinha a finalidade de conduzir estudos junto à comunidade escolar, conferências e inquéritos virtuais a respeito do padrão de ensino, durou até o último 6 de julho.

As diretrizes que passarão a ser adotadas pelo Ministério da Educação e os estados ainda não são conhecidas.

De maneira informal, já existe o conhecimento de que o governo federal vai decidir sobre ajustes no modelo que até então vinha sendo adotado pelas escolas.

Além disso, é esperado que o governo federal não deve fazer alterações na lei que instituiu o Novo Ensino Médio, tendo possibilidade de deliberar junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre as alterações a serem feitas.

Como foi pedido pelos secretários de educação dos estados e por representantes da sociedade civil, como o Todos Pela Educação, a expectativa é de que o governo opte pelo aumento da carga horária das disciplinas consideradas comuns, que já eram aplicadas.

Pela proposta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), conselho dos secretários estaduais de educação, poderiam ser usadas 300 horas das 1.200 horas das disciplinas optativas (itinerários formativos) para essa adequação.

MAS AFINAL, COMO FICA O ENSINO MÉDIO?

A situação do Ensino Médio vai ser pauta na palestra Mas Afinal, "Como Fica o Ensino Médio?" que vai ser realizada pela presidente executiva e fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).

Ao todo, o evento conta com 51 palestras, 7 oficinas e 5 prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo.

Quem participar, ainda vai ter acesso a apresentações culturais, Ideathons, Salão de Empreendedorismo (estandes virtuais para a comercialização de serviços e produtos educacionais) e ao Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

O CITE acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Clique aqui para se inscrever.