O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em todo o país e é utilizada como critério de entrada em cursos superiores.
A prova é realizada ao longo de dois dias e abrange as diferentes áreas de conhecimento: exatas, linguagens, naturezas e humanas, além da produção textual.
Com uma pontuação que vale de 0-1000, a redação do Enem requer dos estudantes uma boa quantidade de estudos para construção de um bom embasamento teórico e senso crítico na hora de escrever e alcançar a pontuação máxima.
A redação é no estilo dissertativo-argumentativa, na qual é necessário que o autor defenda uma opinião enquanto apresenta argumentos sólidos com uma linguagem padrão da língua portuguesa, apresentação de uma tese e uma proposta de intervenção.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
A produção textual é pontuada mediante cinco importantes competências, a fim de avaliar o desempenho do aluno na redação. Confira a seguir as regras para pontuação do ENEM:
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Veja o passo a passo para uma boa redação do Enem:
A introdução serve para apresentar o tema de maneira clara e concisa com a tese e viés escolhido pelo aluno. É preciso despertar a atenção do leitor, com uma linha de raciocínio lógica e clara.
Inicie com um pequeno contexto do tema, que auxilie a inserir o leitor no assunto de maneira breve e objetiva, apresentando uma visão geral do tema e deixando claro sua tese inicial.
Disserta e comprova sua tese por meio de argumentos baseados em fontes com alta credibilidade. Tenha em mente que uma boa estrutura formada por um conteúdo embasado pode determinar o alcance da pontuação máxima.
Utilizar exemplos e citações de autores é um ótimo caminho para a nota mil, pois demonstra o domínimo do aluno sobre o assunto.
Organize seus parágrafos para manter uma argumentação sólida com coerência de ideias e coesão na formulação dos textos, além de apresentar todos os seus argumentos neste momento. Lembre de inserir um contraponto da sua argumentação, para demonstrar uma boa análise crítica.
Na conclusão é o momento para desenvolver uma proposta de intervenção para a problemática do texto. Recapitule brevemente seus argumentos, a fim de reforçar sua tese e apresentar uma síntese final.
É interessante a inserção de alguma mensagem impactante que proponha ao leitor uma reflexão sobre o tema. Evite adicionar novos argumentos nesse período, já que não poderão ser destrinchados durante o texto.