O Enem 2023 (Exame Nacional Nacional do Ensino Médio) acontecerá este ano entre os dias 5 e 12 de novembro.
Para realizar a prova, é importante ficar atento ao período de inscrição do Enem e não perder o prazo, que vai do dia 5 ao dia 16 de junho.
A inscrição para o exame acontece meses antes da aplicação da prova, e é feito de forma virtual. Ao longo da matéria, há um passo a passo de como realizar a inscrição.
As inscrições para o ENEM 2023 acontecem entre os dias 5 a 16 de junho.
O candidato precisa responder um questionário com informações pessoais na página do participante e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
Ainda não foi divulgado o valor da taxa de inscrição do Enem 2023. Contudo, o Enem 2022 custou R$83 por candidato e deve permanecer na mesma faixa.
Essa taxa é paga para cobrir os gastos que envolvem o Enem, como elaboração da prova, impressão, distribuição e correção da avaliação.
Só pode fazer o Enem de graça quem foi aprovado no processo de isenção da taxa.
O período de solicitação da isenção foi em abril e os resultados de quem foi aprovado já estão disponíveis. Quem não foi aprovado ou não fez a solicitação, terá que pagar a taxa de inscrição obrigatoriamente.
Para ser aprovado na isenção da taxa do Enem 2023, o candidato precisaria estar em uma das seguintes condições:
Para conferir o resultado da isenção de taxa é necessário acessar a Página do Participante e realizar o login inserindo as credenciais cadastradas.
Os candidatos que tiveram a solicitação negada puderam fazer um recurso da decisão pedindo uma reavaliação dos dados. O prazo do recurso foi até 12 de maio.