ELEIÇÕES

ELEIÇÕES 2022: Quando são as eleições 2022? Data do primeiro e segundo turno das eleições 2022

Quando são as eleições 2022? Veja data do primeiro e segundo turno das eleições que ocorrem este ano

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 24/05/2022 às 14:02
Noticia
ABDIAS PINHEIRO/SECOM/TSE
Com eleições gerais marcadas para o mês de outubro, pré-candidatos a governador procuram lideranças locais para apoiá-los no pleito FOTO: ABDIAS PINHEIRO/SECOM/TSE
Leitura:

As eleições 2022 estão cada vez mais próximas. Neste ano, os eleitores votam para escolher seus representantes como deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para todos os cidadãos entre 18 e 70 anos. Aqueles que não votarem e não justificarem a falta do voto terão de pagar multa. Porém, pessoas com mais de 16 anos têm o direito de tirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral. 

Quando são as eleições 2022? Data do primeiro e segundo turno das eleições 2022

Faltando menos de um seis meses para o processo eleitoral de 2022, a data em que ele acontece ainda é uma dúvida para os eleitores.

O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro. Já o segundo turno, se necessário, será no dia 30 de outubro.

Segundo turno eleições 2022

O segundo turno das eleições 2022 só deve acontecer se, no primeiro turno, nenhum dos candidatos obter a maioria absoluta dos votos (ou seja, 50% dos votos mais 1).

Vale lembrar que o segundo turno só ocorre para os cargos de presidente da República e governadores. Deputados estaduais e federais, além de senadores, serão escolhidos já no primeiro turno, independentemente do percentual de votos obtidos.

Janela partidária: Saiba quem mudou de partido para as eleições de 2022

Comentários

Mais lidas