Noticias

Para não deixar morrer o contador de histórias que existe em cada um

Betânia Santana
Betânia Santana
Publicado em 19/03/2019 às 15:08
A contação de histórias é também um estímulo à leitura (Foto: José Domingos/Divulgação)
A contação de histórias é também um estímulo à leitura (Foto: José Domingos/Divulgação) FOTO: A contação de histórias é também um estímulo à leitura (Foto: José Domingos/Divulgação)

 

A contação de histórias é também um incentivo à leitura (Foto: José Domingos/Divulgação)

 

Cada pessoa carrega dentro de si um contador de histórias. Para que ele não seja esquecido, ganhou um dia: o 20 de março. A data será celebrada este ano pelo Movimento Pró-Criança com programação especial. Nesta quarta-feira (20) uma maratona de contação, das 9h às 11h e das 14h às 16h, promete uma viagem gratuita ao mundo lúdico dos livros infantojuvenis. As horas de magia acontecerão no auditório da organização não governamental, no bairro dos Coelhos, Centro do Recife A entrada é gratuita.

Pela primeira vez, a ONG, que celebra a data há cinco anos, inclui na programação crianças contando histórias para outras crianças. Kettlen Maria dos Santos, 9 anos, Clara Micaele Santos e Maria Letícia Lessa, ambas com 8 anos, apresentarão enredos cheios de aventura e humor. No mundo da magia, adultos também vão impulsionar a imaginação. Os contadores Carminha Moraes, Vinícius Viramundos e Maria de Fátima, conhecida como Mitafá, se juntam a educadores do Pró-Criança. Alunos do curso de canto coral farão a animação entre uma atração e outra.

“Será um dia para exaltar a figura importante do contador de história, que aos poucos tem aumentado a participação em ONGs, mas ainda é raro nos espaços de educação formal. Celebraremos também o quanto a contação de história é fundamental no processo de alfabetização das crianças e jovens”, afirmou o educador e responsável pelo evento, Marcos Santos.

 

Histórias permitem uma viagem pelo mundo e estimulam a criatividade (Foto: José Domingos/Divulgação)

 

No Pró-Criança, a contação de histórias faz parte do programa de letramento dos jovens há mais de 10 anos. De acordo comMarcos Santos, essa é uma ferramenta eficaz no estímulo à leitura e à escrita, sobretudo quando o livro concorre com tecnologias. “A história, muitas vezes contada com a ajuda de objetos como brinquedos ou instrumentos musicais, desperta a curiosidade da criança, que logo descobre um livro por trás daquele mundo de encantos, isso já quebra o sentimento trazido da escola de que ler é chato”, explicou.

O Dia Mundial do Contador de Histórias foi celebrado inicialmente por um grupo de contadores de histórias na Suécia, no dia 20 de Março de 1991. A data marca o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul. Desde então, vários contadores de diferentes países juntam palavras, sons, imagens para manter vivas várias culturas através de suas narrativas

Serviço

Dia do Contador de Histórias

Data: 20 de março de 2019

Local: Unidade Coelhos do Movimento Pró-Criança – Rua dos Coelhos, 317, bairro dos Coelhos, Centro do Recife (em frente ao Imip)

Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Entrada gratuita