Noticias

'Gogô: de onde vêm os bebês?' ajuda pais a vencer tabu e proteger seus filhos

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 13/03/2019 às 16:26
gogo_ilu_748 FOTO:

É lá por volta dos 4 ou 5 anos, quando a curiosidade das crianças atinge o nível 'hard', que os pais se deparam entre tantos por quês com a pergunta - ainda para muitos - tão temida: 'de onde vêm os bebês?'. Calma, se você está aflito (a), passando por esta fase, respira fundo que a pedagoga e escritora Caroline Arcari, do excelente e premiado livro 'Pipo e Fifi', acabou de lançar uma nova obra, intitulada de 'Gogô: de onde vêm os bebês?', que promete ajudar os pais a vencer o tabu de conversar sobre o tema e, ao mesmo tempo, proteger seus filhos contra a violência sexual na infância.

"A cegonha Gogô conta para as crianças de onde vêm os bebês de forma simples e honesta, sem abrir mão de colocar nos conteúdos valores éticos importantes, como consentimento, respeito, responsabilidade e maturidade", destaca a autora, especialista em educação sexual infantil. Para ela, que possui vasta vivência de sala de aula com os pequenos, a criança nesta faixa etária já começa a despertar para o assunto, querendo saber sua própria origem ou curiosa com o nascimento de um irmão ou porque viu a professora grávida, por exemplo. "Existe o contexto social e, ao contrário do que o senso comum costuma reproduzir, esse tipo de informação não erotiza a criança, mas é uma ferramenta muito importante de prevenção à violência sexual".

No livro, Dona Gogô - a cegonha que já foi muito utilizada como metáfora para responder de forma fantasiosa o questionamento das crianças -, assume divertidamente o papel de orientadora e nomeia as partes íntimas do homem e da mulher em diferentes fases da vida, passando noções descomplicadas de anatomia e biologia, e como funciona a questão da reprodução. Com ilustrações de Isabela Santos, a publicação traz ainda desenhos de bebês que remetem a perfis de personalidades, como Frida Kahlo, Chimamanda Ngozi Adichie e Chico Buarque, entre outros.

Para Caroline Arcari, que se tornou uma consultora/parceira regular do programa Encontro de Fátima Bernardes, a falta de informação só vulnerabiliza os pequenos. "A criança precisa entender a diferença de um toque de afeto de um toque abusivo, tem que entender o próprio corpo, saber nomear as partes íntimas, a diferença do corpo do adulto e do delas, e aprender a separar o que é um contato íntimo abusivo da relação que os adultos deveriam ter de forma saudável com elas", destaca.

'Gogô' é indicado para crianças a partir dos 5 anos. Mas também vale para adultos que ainda encaram o tema da sexualidade como tabu.

O livro foi disponibilizado gratuitamente para leitura online desde o dia 25 de fevereiro. Mas na página da editora Caqui, ao qual Caroline Arcari é CEO, é possível comprar o exemplar físico por R$ 44,90. Lá, também tem o aclamado Pipo e Fifi (com bonecos dos personagens em feltro!!!!) e Tuca e Juba, de Julieta Jacob, voltado para a prevenção de violência sexual na adolescência, que podem ser vendidos separadamente ou em combos promocionais.

Abaixo, confira trechos da entrevista de Caroline Arcari ao Blog Criançada: