Noticias

Seis dicas para fazer lindas festas infantis sustentáveis

Amanda Tavares
Amanda Tavares
Publicado em 02/08/2016 às 17:30
Inovação e criatividade são requisitos fundamentais para a decoração das festas infantis. Foto: divulgação.
Inovação e criatividade são requisitos fundamentais para a decoração das festas infantis. Foto: divulgação. FOTO: Inovação e criatividade são requisitos fundamentais para a decoração das festas infantis. Foto: divulgação.

Temas como reciclagem, coleta seletiva e outros assuntos voltados à preservação do meio ambiente aparecem cada vez mais nas festas infantis. Para quem deseja investir na tendência, as irmãs Adriana e Mariana Perylo, à frente da Perylampo Festas, dão dicas básicas  para fazer bonito nos aniversários da criançada:

Inovação e criatividade são requisitos fundamentais para a decoração das festas infantis. Foto: divulgação. - Inovação e criatividade são requisitos fundamentais para a decoração das festas infantis. Foto: divulgação.
Nos descartáveis a dica é usar materiais biodegradáveis, como papelão. Foto: divulgação. - Nos descartáveis a dica é usar materiais biodegradáveis, como papelão. Foto: divulgação.
As irmãs Mariana e Adriana Perylo, da Perylampo. Imagem: Gatomia Fotografia - As irmãs Mariana e Adriana Perylo, da Perylampo. Imagem: Gatomia Fotografia

 

1 - Troque os pratos e talheres de festa tradicionais por aqueles feitos com materiais biodegradáveis, como o papelão. A ideia é fugir do plástico e do isopor, que não são nada ecológicos. Caso sinta falta da diversidade de cores, existem tintas à base de água que são ótimas para pintar. Além disso, o papel crepom é uma forma bem fácil de dar cor às coisas;

2 - Materiais como garrafas pet, latas de alumínio e até mesmo rede de frutas viram acessórios super criativos e podem servir, ainda, como embalagens, lembrancinhas e objetos para uso na recreação da festa. Garrafas de refrigerante, por exemplo, dão ótimos jogos de boliche, basta usar a criatividade e evitar o desperdício;

3 - Os convites podem ser feitos com papel reciclável, para transmitir aos convidados a identidade da festa, ou serem enviados virtualmente por e-mail.

4 - Para as lembrancinhas, a dica é apostar na inovação e presentear os convidados com sementes para serem plantadas em casa, ou distribuir ecobags decoradas com o tema da festa para que as crianças montem suas próprias sacolinhas;

5 - Na hora das brincadeiras, evite dar vez aos videogames ou qualquer tipo de brinquedo eletrônico e aposte em gincanas e brincadeiras em grupo, como pular corda, oficinas de desenho, telefone sem fio (feito com latinhas reaproveitadas) e disponibilize algumas tintas e fantasias para os pequenos soltarem a criatividade sem ficar tão dependentes da tecnologia.

5 - Vale, também, distribuir cestas de coleta seletiva pelo espaço, que podem ser criadas por quem está organizando a festa ou pelas próprias crianças. Basta pintar algumas caixas de papelão com cores diferentes e especificar que tipo de lixo deve ser jogado em cada uma.

>> LEIA TAMBÉM:

Sustentabilidade garante o brilho das festas em época de crise

Festas infantis divertidas, econômicas e criativas