Eleições 2022

Raquel Lyra não é a favor de Bolsonaro como especula vídeo

Vídeo que circula nas redes sociais tenta associar Raquel Lyra ao presidente

Adelmo Lucena
Adelmo Lucena
Publicado em 14/10/2022 às 18:30
TIAGO CALAZANS/DIVULGAÇÃO/Confere.ai
Vídeo foi tirado de contexto, segundo assessoria da candidata FOTO: TIAGO CALAZANS/DIVULGAÇÃO/Confere.ai
Leitura:

Circula no Twitter e no Whatsapp um vídeo que mostra a candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmando que não é contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas sim "a favor de Pernambuco".

Onde foi publicado e alcance

O vídeo foi compartilhado no Twitter por mais de uma conta e repassado em grupos do Whatsapp. O Confere.ai identificou uma postagem com mais de 1.350 visualizações.

Como verificamos

O Confere.ai buscou pela versão completa do vídeo, entrou em contato com o PSDB-Cidadania e com a assessoria de Raquel Lyra.

O que diz o autor da publicação

O Confere.ai não conseguiu entrar em contato com os perfis do Twitter que compartilharam o vídeo, pois a plataforma não permite o envio de mensagens entre contas que não se seguem mutuamente.

Conclusão

O vídeo que mostra Raquel Lyra dizendo não ser contra o presidente Jair Bolsonaro é enganoso e foi tirado de contexto. O trecho foi cortado e faz parte de uma gravação com mais de dois minutos de duração.

O Confere.ai classifica como enganoso o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Checagem

Circula no Twitter e no Whatsapp um vídeo da candidata ao Governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) conversando com feirantes.

Na gravação, Raquel diz: “eu não sou contra Bolsonaro não, eu sou a favor de Pernambuco”.

Este trecho foi recortado e espalhado de forma separada com o intuito de associar a imagem da candidata a do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A assessoria da candidata informou ao Confere.ai que o vídeo foi feito no mês de julho no Mercado das Mangueiras, em Jaboatão dos Guararapes, e que foi tirado de contexto e manipulado.

O Confere.ai identificou um vídeo com 2min e 20seg no Twitter. Além disso, durante a gravação, os vendedores afirmam ser da Vila Canaã, zona rural de Caruaru, o que não ficou comprovado.

Também foi informado pela assessoria que o intuito de Raquel Lyra naquele momento era explicar que ela está ao lado do povo de Pernambuco e não ao lado de candidatos à presidência.

Na terça-feira (11), o jurídico da campanha de Raquel Lyra entrou com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e denunciou à Polícia Federal a disseminação de fake news envolvendo a tucana. No entanto, o vídeo citado não foi anexado nestas denúncias.

O advogado Túlio Vilaça afirmou que a equipe não reclamou das críticas destinadas à Raquel, mas que quer acabar com as fake news que induzem o eleitor de forma errada.

Raquel Lyra diz que se manterá neutra em relação às eleições presidenciais

Raquel Lyra voltou a realizar atividades voltadas à campanha eleitoral na segunda-feira (10).

A candidata do PSDB se ausentou deste tipo de evento por mais de uma semana devido ao falecimento do marido Fernando Lucena, que sofreu um infarto fulminante no dia 2 de outubro, mesma data do primeiro turno das eleições de 2022.

NE10
Raquel Lyra (PSDB), ex-prefeita de Caruaru e candidata ao governo de Pernambuco - NE10

Na quarta-feira (12), Raquel realizou uma live no Instagram para interagir com os eleitores.

Durante o ao vivo, a candidata afirmou que não irá declarar apoio a nenhum candidato a presidente da República. Raquel disse que não deveriam tentar dividir Pernambuco e enfatizou que o Estado não possui nenhum dono.

Raquel Lyra concorre ao Governo de Pernambuco contra Marília Arraes (SD). Esta é a primeira vez que duas mulheres chegam ao segundo turno das eleições para governador.

Marília declarou apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes mesmo do primeiro turno, enquanto Raquel se manteve neutra.

JANAÍNA PEPEU/DIVULGAÇÃO/Confere.ai
Candidata não declarou apoio a nenhum candidato à presidência - FOTO:JANAÍNA PEPEU/DIVULGAÇÃO/Confere.ai
TIAGO CALAZANS/DIVULGAÇÃO
Raquel Lyra (PSDB), ex-prefeita de Caruaru e candidata ao governo de Pernambuco - FOTO:TIAGO CALAZANS/DIVULGAÇÃO
NE10
NE10 - FOTO:NE10