Eleições 2022

Lula não mandou abortar a própria filha como afirma publicação

Ex-presidente Lula e sua filha Lurian Cordeiro já desmentiram o caso

Adelmo Lucena
Adelmo Lucena
Publicado em 13/10/2022 às 15:00
Ricardo Stuckert/Confere.ai
Fake news surgiu durante a campanha eleitoral de 1989 FOTO: Ricardo Stuckert/Confere.ai
Leitura:

 A pastora Thalita Pereira afirmou que cristãos não devem votar no candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pois ele teria mandado abortar a própria filha.

A fala da pastora foi gravada e postada no Instagram pela conta @jovens.cristaos.ro.

Onde foi publicado e alcance

A publicação foi feita pelo perfil @jovens.cristaos.ro e até o dia 10 de outubro somava 2,4 milhões de visualizações, 104.367 curtidas e 5.640 comentários.

Como verificamos

O Confere.ai entrou em contato com a assessoria do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou buscas através do Google para encontrar matérias que noticiaram o fato e os posicionamentos de Lula e da ex-namorada do candidato, Miriam Cordeiro.

O que diz o autor da publicação

O Confere.ai entrou em contato com a conta @jovens.cristaos.ro, mas até o dia 11 de outubro não obteve resposta.

Conclusão

O Confere.ai classificou as informações apresentadas pela pastora Thalita Pereira como falsas. Durante a apuração, não ficou comprovado que o ex-presidente Lula quis que sua filha fosse abortada.

A assessoria do candidato informou ao Confere.ai que a mensagem já foi desmentida por Lula e por sua filha Lurian Cordeiro.

Para o Confere.ai, falso é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Checagem

No dia 4 de outubro de 2022, a página do Instagram @jovens.cristaos.ro compartilhou um vídeo da pastora Thalita Pereira.

Na gravação, a pastora pergunta “como um cristão vota em um homem que pagou para a sua própria mulher matar seu próprio filho?”, fazendo referência ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Em seguida, o vídeo mostra a ex-namorada de Lula, Miriam Ribeiro, dizendo que não o apoia pois ele teria oferecido dinheiro para que ela abortasse o filho do casal.

A assessoria do candidato Lula informou que o conteúdo já foi desmentido pelo próprio ex-presidente e pela filha Lurian Cordeiro.

Miriam Cordeiro difamou o ex-presidente em horário eleitoral

De acordo com o UOL, faltando uma semana para o primeiro turno das eleições de 1989, o ex-presidente Fernando Collor (PTB) utilizou o depoimento da enfermeira Miriam Ribeiro, ex-namorada de Lula, em uma de suas campanhas eleitorais.

Na gravação, a ex-namorada do petista afirma que ele ofereceu dinheiro para que ela realizasse o aborto de um filho do casal em 1974. Miriam ainda acusou Lula de ser racista.

Na época, Lula recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir o direito de resposta e teve a solicitação aceita.

Através de um vídeo, o candidato disse que a campanha de Fernando Collor faltou com respeito com a campanha política, com a sociedade, com sua filha e com a avó da menina, que, segundo Lula, foi quem a criou.

Lula chegou a levar a filha, Lurian Cordeiro, que na época tinha 15 anos, para o programa eleitoral. No entanto, Lurian não falou nada durante o programa.

Nas eleições daquele ano, Fernando Collor conseguiu a vitória e chegou à Presidência da República com 53,03% dos votos válidos. Lula ficou com a segunda maior quantidade de votos, 46,97%.

Em entrevista ao UOL, o responsável pelo marketing da campanha do petista em 1989, Paulo Tarso Santos, afirmou que Miriam fez “uma sugestão de tentativa de aborto” e que não há como comprovar a conversa do ex-casal.

Paulo ainda disse que estava mais do que comprovado que Miriam recebeu dinheiro para dar o depoimento.

A enfermeira confirmou, em entrevista ao Jornal do Brasil, que foi paga para difamar Lula durante a corrida eleitoral.

Já o ex-presidente Fernando Collor disse ter se arrependido de ter utilizado a fala de Miriam no horário eleitoral da televisão e que não teria a mesma atitude hoje em dia.

Em entrevista ao “Abc da Luta”, Lula afirmou que deixou Miriam Cordeiro após se apaixonar por Marisa. “A gente estava até procurando casa. Mas quando eu conheci a Marisa eu me apaixonei e falei: ‘Bom, eu vou largar de tudo o que eu tenho’. Aí, eu larguei da Miriam Cordeiro e com seis meses eu casei com a Marisa”, completou.

De acordo com a Carta Capital, hoje em dia Lurian superou as adversidades com a mãe, já que na época da campanha eleitoral, a filha do ex-presidente Lula ficou inconformada com a atitude de Miriam.

Atualmente, Lula e Miriam não mantêm contato.

RICARDO STUCKERT/Confere.ai
Fake news foi proliferada durante as eleições de 1989 - FOTO:RICARDO STUCKERT/Confere.ai
RICARDO STUCKERT
Lula será o terceiro presidenciável a ser entrevistado no Jornal Nacional - FOTO:RICARDO STUCKERT
RICARDO STUCKERT
Lula será entrevistado pelo apresentador Ratinho, do SBT - FOTO:RICARDO STUCKERT