A sensação de bem-estar que vem da contemplação da lua cheia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/01/2019 às 11:00
Lua cheia na madrugada desta segunda-feira, 21/01/19 (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Lua cheia na madrugada desta segunda-feira, 21/01/19 (Foto: Diego Nigro/JC Imagem) FOTO: Lua cheia na madrugada desta segunda-feira, 21/01/19 (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Meditar sob a lua cheia pode colocar em harmonia o nosso bem-estar em decorrência dos efeitos da contemplação desse corpo celeste. Além disso, admirar o fenômeno natural pode ter um efeito positivo não só para quem a desfruta, mas para todo o ambiente e as pessoas ao redor. Na prática, ao observarmos a lua cheia, temos a chance de atingirmos estados profundos de descanso e nos conectarmos com nosso interior mais facilmente. É um momento de utilizarmos a energia para melhorar a qualidade de vida e aprimorar o desenvolvimento pessoal.

Leia também:

Mindfulness: Conheça técnicas de meditação e respiração para afastar o estresse e ter mais foco

Psicólogo explica como práticas de meditação mindfulness ajudam a enfrentar pressões e desafios do dia a dia

Na noite do domingo (20), no Recife, a organização internacional Arte de Viver promoveu o evento gratuito Meditação da Lua Cheia, que reuniu pessoas interessadas em vivenciar a paz trazida pela meditação, que ajuda a expandir a consciência, a quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. No Recife, a Meditação da Lua Cheia aconteceu na Praia de Boa Viagem, Zona Sul, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte. Nesta segunda-feira (21), a Arte de Viver ainda celebra a primeira lua cheia do ano, também com meditação, às 20h, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.

Meditação da Lua Cheia realizada na noite do domingo (21), na Praia de Boa Viagem, no Recife (Foto: Leo Motta/JC Imagem)

Ao meditar, podemos tomar consciência daquilo que sentimos, além de identificarmos sentimentos nocivos antes que eles provoquem um fluxo de emoções nefastas – aquelas que conduzem a tensões, irritações e frustrações. As meditações em grupo têm um efeito potencializado, pois contribuem para a maior conscientização da prática e possibilitam que os benefícios dessa atividade milenar sejam descobertos.

“A contemplação da lua cheia é um convite da natureza para estarmos despertos e conscientes do momento presente, independentemente de conhecermos conceitos técnicos para essa prática”, diz o psiquiatra Cleberson Galdino, professor colaborador do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. A experiência pessoal do médico o levou a compreender o potencial do mindfulness (conjunto de técnicas de meditação e respiração) contra as pressões do dia a dia.

"A contemplação da lua cheia é um convite da natureza para estarmos despertos e conscientes do momento presente", destaca o psiquiatra Cleberson Galdino (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

“O contato com essa habilidade é transformador, pois permite usufruir de cada momento, com bastante atenção. Isso estimula emoções positivas, ajuda a lidar com momentos difíceis e delicados. Aos poucos, vamos exercitando essas habilidades na vida cotidiana e consequentemente temos clareza das nossas emoções.” Além disso, Cleberson Galdino acrescenta que a contemplação de um cenário natural se assemelha à atitude de mindfulness (ou atenção plena, em português), que permite observar com curiosidade o que está ao redor. "A lua cheia estimula a admiração do belo, o que leva a emoções positivas, como satisfação e gratidão", finaliza o psiquiatra.