Seminário gratuito no Recife aborda o direito à saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/09/2017 às 15:17
Seminário de Judicialização da Saúde ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro no Fórum Joana Bezerra, área central do Recife (Foto ilustrativa: Pixabay)
Seminário de Judicialização da Saúde ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro no Fórum Joana Bezerra, área central do Recife (Foto ilustrativa: Pixabay) FOTO: Seminário de Judicialização da Saúde ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro no Fórum Joana Bezerra, área central do Recife (Foto ilustrativa: Pixabay)

O Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, receberá no início do próximo mês o Seminário de Judicialização da Saúde, encontro gratuito e aberto à população interessada no assunto. Juízes, promotores, procuradores, profissionais de saúde e representantes de entidades ligadas à proteção de defesa do consumidor estarão reunidos para promover debates e palestras diversas nos dias 2 e 3 de outubro.

A abertura do evento será às 8h30, com participação do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo. No mesmo dia, às 10h30, o juiz Breno Duarte será o palestrante sobre a “A Tutela Judicial do Direito Fundamental à Saúde sob a Perspectiva da Reserva Técnica do Possível”.

As atividades do segundo dia do Seminário começam às 10h30, com “Temas Atuais Sobre a Efetivação do Direito à Saúde”, discussão comandada pelo desembargador do TJPE Jorge Américo Pereira de Lira. Às 15h30, o juiz Haroldo Carneiro Leão Sobrinho será o palestrante responsável pelo tema que nomeia o Seminário “Judicialização da Saúde: Aspectos Polêmicos”. O encerramento do Seminário será às 17h.

"A ideia é congregar todos que atuam no dia dia da saúde pública e com ações que envolvam o fornecimento de medicamentos, próteses, realização de cirurgias, tratamentos e internamentos. Essa é uma demanda grande do Judiciário", explica o juiz Mozart Valadares Pires, presidente do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que promove o seminário.

O evento promoverá, ainda, palestras sobre a intervenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nas demandas judiciais com relação à saúde pública, os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas à luz da medicina baseada em evidências, o papel dos Núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATs), fornecimentos de medicamentos e temas atuais sobre a efetivação do direito à saúde. Não é necessária a inscrição prévia na programação do evento. Confira a programação completa aqui.

Serviço

Seminário de Judicialização da Saúde

Data: 2 e 3 de outubro

Local: Fórum Joana Bezerra | Avenida Desembargador Guerra Barreto, s/n - Ilha Joana Bezerra, Recife

Entrada gratuita