Mais de 90% das mulheres se incomodam com a pele do rosto, diz pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/07/2015 às 7:00

Mais da metade das mulheres se incomodam com as linhas de expressão (Foto: Free Images) Mais da metade das mulheres não convivem bem com as linhas de expressão (Foto: Free Images)

A pesquisa O que a sua pele conta, realizada pelo Ibope Inteligência a pedido da marca de nutricosmético Imedeen, revela que 94% das mulheres, de 30 a 60 anos, têm algum sinal na pele do rosto que as incomoda. Quando questionadas sobre qual seria esse sinal, as linhas de expressão foram apontadas por mais da metade das mulheres (56%).

As entrevistadas declararam não ter problemas em assumir a idade: 96% dizem a verdade quando são questionadas, mas o levantamento constatou que duas, em cada três mulheres, têm medo de que a pele do rosto envelheça. Além disso, 48% afirmam sentir insegurança e, às vezes, até feias.

A pesquisa também mostrou que 52% das entrevistadas começam a sentir as mudanças na pele do rosto a partir da terceira década de vida. De acordo com o estudo, as rugas também causam incômodo entre as entrevistadas: 55% das mulheres disseram não conviver bem com esse sinal de envelhecimento da pele.

Rotina de cuidados e vaidade

Quando os sinais de envelhecimento começam a aparecer, 70% das entrevistadas disseram ter mudado a rotina. Além disso, 94% delas buscam praticidade. E mais da metade das mulheres (66%) afirmaram dedicar, em média, 15 minutos por dia em seus cuidados com a pele do rosto.

Quando o assunto é vaidade, 98% das mulheres disseram que gostam de sentir bonitas, mas sem cometer exageros. A busca por uma pele mais natural e saudável é uma preocupação recorrente, pois a pele do rosto foi associada à saúde e bem-estar por 43% das mulheres que participaram da pesquisa.

Sobre o levantamento 

A pesquisa O que a sua pele conta foi realizada com 500 mulheres, de 30 a 60 anos, com ensino médio ou superior completo e incompleto, das classes A, B e C, das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Realizada pelo Ibope Inteligência e desenvolvida pelo nutricosmético Imedeen, a enquete teve coleta online no período de 17 de abril a 4 de maio de 2015.