UOL - O melhor conteúdo

Banco de Sangue Hemato faz campanha para aumentar estoques no período junino

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/06/2015 às 15:19

Estima-se que a baixa no Banco de Sangue Hemato chegue a 40% na época de festejos juninos (Foto: Divulgação) Estima-se que a baixa no Banco de Sangue Hemato chegue a 40% na época de festejos juninos (Foto: Divulgação)

O período das festas de São João é festivo. As pessoas aguardam ansiosas por sua chegada para brincar ao som do forró e aproveitar as delícias da época junina. O problema é que, em razão de toda essa animação, muitos voluntários acabam se esquecendo de uma atitude que pode salvar vidas: doar sangue. Estima-se que a baixa no Banco de Sangue Hemato chegue a 40% nessa época. Em contrapartida, a necessidade de bolsas de sangue aumenta.

Leia também:

>> Hospital Getúlio Vargas realiza campanha de doação de sangue para apoiar Hemope

>> Dia do Doador de Sangue: Hemope quer aumentar em 15% o volume de doações

O Banco de Sangue Hemato, para chamar a atenção de doadores, está no clima junino desde o início do mês com todos os ambientes decorados. Além disso, nos dias 19 e 22 deste mês, haverá apresentação de um trio de sanfoneiros no local. Outra novidade é que, até o dia 22, canjica e diversas comidas típicas fazem parte do cardápio do lanche oferecido ao doador.

Todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas principalmente a falta dos de RH negativo começa a preocupar o Banco de Sangue Hemato. Segundo a médica da unidade Cláudia Vaz, infelizmente, o número de acidentes cresce em junho e julho, e o banco precisa estar preparado para essa demanda. “É preciso que as pessoas se sensibilizem para o ato da doação. Um único doador consegue ajudar a salvar até três vidas, e isso é um número muito alto. Para o sangue não há substituto, a única maneira que temos de supri-lo quando necessário é com a doação. RH positivo ou negativo e de qualquer tipagem são bem-vindos”, explica.

Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem esse ato solidário.

O Banco de Sangue Hemato é responsável por atender 14 hospitais credenciados da cidade e região, além de realizar aproximadamente 1,5 mil transfusões de sangue por mês.

Como doar

No Recife, os interessados em doar não precisam agendar horário. Basta comparecer à unidade, que fica na Avenida Lins Petit, 264, na Ilha do Leite, área central do Recife, próximo à Praça Chora Menino. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda-feira a sábado. O local possui estacionamento próprio e oferece transporte para grupos de doadores. Informações: 81 3038-6122 e 81 8970-7506.

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).