Solange Frazão abraça causa de combate ao sedentarismo

solange frazão Foto:

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Solange Frazão abraça causa de combate ao sedentarismo

Cinthya Leite
Publicado em 31/03/2015 às 12:08
solange frazão Foto:


"Sempre fui defensora de que a atividade física deve ser prioridade na vida das pessoas", diz Solange Frazão (Foto: Reprodução/Facebook)

Conversamos com a consultora do segmento fitness e empresária Solange Frazão, que acaba de ser nomeada Embaixadora do Movimento Nacional de Combate ao Sedentarismo, uma ação que convida o internauta a usar a hashtag #50MaisSaude nas redes sociais. A campanha, abraçada pela Danone Nutrição Especializada, incentivar a população (especialmente a fatia com mais de 50 anos) a combater a inatividade física. "Quero mostrar que os exercícios físicos promovem muitos benefícios e previnem doenças”, declara Solange Frazão, 52 anos, que estimula o universo de pessoas da mesma faixa etária que ela a deixar de lado a inércia.

O movimento abraçado por Solange chama atenção para o seguinte cenário: 66% das pessoas não praticam exercícios físicos, mesmo que esporadicamente. A faixa etária dos 45 a 59 anos representa a maior parcela de inativos físicos. Entre os sedentários, as mulheres lideram o ranking com 76% contra 55% dos homens. Esses dados são de pesquisa realizada pela agência de inteligência e pesquisa de mercado Hello Research com uma amostra de mil pessoas em 70 cidades brasileiras.

Conversamos com Solange Frazão sobre a experiência de ser nomeada embaixadora de uma campanha que convida a gente a deixar de lado o sedentarismo e aproveitar a vida com mais disposição e saúde. Confira:

- Aos 52 anos, você faz parte da faixa etária que é alvo desta campanha. É mais fácil falar para pessoas da mesma faixa etária?

Desde 1997, levanto a bandeira de ter uma vida mais saudável. Durante todos esses anos, procurei atingir o maior número de pessoas, sem distinção de idade ou preparação física. Fico muito feliz de contribuir de alguma forma para ajudar qualquer pessoa a ter hábitos mais saudáveis. No entanto, me sinto muito feliz por participar de um projeto que tenha um direcionamento para pessoas da minha idade. Boa parte dessa faixa etária já demonstra algum tipo de consequência na saúde por ter um histórico de vida sedentária. Estou aqui para incentivá-los e mostrar que esse não é um estado irreversível e que pode ser melhorado com a adoção de novos hábitos.

- Quais os benefícios que alcançamos ao deixarmos de lado o sedentarismo?

Sempre fui defensora de que a atividade física tem que ser prioridade na vida das pessoas. Sempre provei o quanto os exercícios podem mudar a vida das pessoas e fazer com que elas possam ter mais qualidade de vida. Colocar o corpo em atividade leva as pessoas à saúde plena. Os estudos novos já comprovaram que praticar exercícios previne doenças e leva as pessoas a ter mais juventude. Nada pode ser mais importante que a conquista da saúde. Por isso, recebo esse título e essa responsabilidade com muita honra.

- Sente que o exercício reativa o metabolismo e promove uma melhor qualidade de vida?

Todos os exercícios são importantes. Cada um tem sua função particular. Tudo depende de cada objetivo e também da limitação de cada um. Alguns, em minha opinião, são mais necessários para uma qualidade de vida melhor e para a saúde corporal e mental. Entre eles, está a musculação e a atividade aeróbica voltada para o trabalho cardiovascular. Lembro que a atividade física tem que ser associada à uma alimentação saudável para que tenha realmente validade.

- Que dica você dá para estimular as pessoas com 50 anos ou mais a se exercitar?

É preciso desmistificar essa ideia de que é necessário ficar horas e horas numa academia, fazendo exercícios com os quais a pessoa não se identifica, com o intuito de ter uma vida mais saudável. Se você dança ou faz uma caminhada, já deixa de ficar parado. É importante ressaltar que, ao encontrar uma atividade que dá prazer, é preciso praticá-la por, pelo menos, 30 minutos, três vezes por semana.

- Como você cuida da sua saúde e do seu bem-estar?

Procuro ter uma alimentação balanceada, com grande variedade de frutas, verduras e legumes. E eliminei o açúcar do meu cotidiano. Além disso, procuro me manter sempre ativa, praticando meus exercícios de forma regular. E friso que é fundamental fazer tudo isso com acompanhamento nutricional e médico. Quanto ao sono, procuro dormir de forma regular, pois uma noite bem dormida é fundamental para manter a saúde em harmonia.

últimas
Mais Lidas
Webstory