Câncer infantojuvenil compromete orçamento familiar, diz estudo


Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Câncer infantojuvenil compromete orçamento familiar, diz estudo

Cinthya Leite
Publicado em 02/03/2015 às 12:00


Câncer infantojuvenil compromete orçamento familiar (Imagem: Free Images)

Estudo na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) mostra que o orçamento das famílias diante do cuidado de seus filhos com câncer fica comprometido. Além disso, a pesquisa reforça que o apoio social fornecido por familiares, amigos e vizinhos é fundamental para o tratamento.

Uma das mães entrevistadas disse: “Não vou te falar que eu passei fome porque eu tive gente para me ajudar”. Com a pesquisa, a enfermeira Amanda Rossi Marques-Camargo conclui que são necessárias políticas públicas que atendam as particularidades do câncer, seja ele nas crianças ou em adultos.

“Mesmo com os auxílios disponíveis aos pacientes com doenças crônicas, a condição do câncer possui particularidades e deve ser visto de forma especial. Aspectos como a baixa imunidade, características do tratamento e custos familiares devem ser levados em conta na elaboração e aperfeiçoamento das políticas públicas”, afirma.

Ainda, segundo Amanda, o apoio formal, aquele dado pelos órgãos públicos, não contempla as particularidades do câncer infantojuvenil. Ela ainda ressalta que não há iniciativas de proteção social específicas para as condições dos pacientes com câncer infantojuvenil.

A pesquisa também revela que a maioria dos cuidadores (88,7%) era composta por mães - boa parte delas era a provedora principal da renda familiar. “Quando os filhos foram diagnosticados, 85,6% dos participantes estavam empregados. Já quando coletamos os dados, entre junho de 2013 e fevereiro de 2014, apenas 53,6% mantiveram o vínculo”, conta Amanda.

A enfermeira detectou ainda que as famílias abriram mão não só de coisas teoricamente supérfluas, como atividades de lazer e aulas complementares para a criança adoecida e a família, mas também de refeições e até pagamento de contas como água e energia para privilegiar o orçamento com os cuidados do filho.

Clique aqui e leia mais sobre a pesquisa

últimas
Mais Lidas
Webstory