Idosos exigem mais cuidados no verão


Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Idosos exigem mais cuidados no verão

Cinthya Leite
Publicado em 07/02/2015 às 13:00


Idosos devem evitar a exposição ao sol entre 9h e 16h (Foto: Free Images)

Nesta temporada mais quente do ano, os idosos exigem uma atenção especial porque as altas temperaturas registradas no verão podem trazer diversos riscos à saúde. Ter alguns cuidados no dia a dia é muito importante para evitar problemas como a desidratação.

Na velhice, o ser humano pode apresentar capacidade menor de adaptação à elevação dos termômetros. É o que alerta a geriatra Maria Alice Toledo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Segundo a especialista, os sinais clássicos de complicações do calor, como a desidratação, são lábios e língua secos, além da diminuição da quantidade de urina.

Um detalhe importante é que o envelhecimento é acompanhado da redução da sensação de sede, diminuição da percepção do calor e da capacidade de eliminar o calor do corpo (termólise). Mudanças no comportamento (como agitação ou apatia), dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar também podem ocorrer. Os sintomas de alerta incluem contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza, tonturas ou até convulsões.

Se o idoso apresentar um quadro de indisposição devido ao calor, é importante levá-lo para um lugar fresco, de preferência com ar condicionado, e deixá-lo deitado para que repouse. Nessa situação, também é preciso remover roupas apertadas e desconfortáveis, oferecer água se a pessoa estiver consciente e procurar imediatamente ajuda médica.

Confira nove dicas da SBGG para os idosos aproveitarem o verão:

1. Beba grande quantidade de água - o ideal é consumir no mínimo 2 litros ao longo do dia

2. Nos horários de sol forte, procure abrigo em lugares cobertos e arejados ou em áreas que possuam ar-condicionado

3. Vista-se com roupas leves e frescas, como as de algodão e cor clara. Óculos de sol e bonés também são aliados na proteção do corpo contra o calor

4. Evite atividade física extenuante na parte mais quente do dia (entre as 10h e as 16 horas)

5. Usar filtro solar e tomar banho frio são cuidados importantes

6. Evite tomar bebidas com cafeína e álcool, pois contribuem para desidratação

7. Evite refeições quentes. Privilegie alimentos como as frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Picolés e sorvetes de frutas também podem ser consumidos

8. Alimente-se com uma frequência a cada três horas

9. Lavar e armazenar os alimentos de forma adequada ajudam a evitar contaminação, vômitos e diarreia

últimas
Mais Lidas
Webstory