Não corra atrás de ofertas para cuidar da sua pele. Procure sempre um dermatologista

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/11/2012 às 23:30 | Atualizado em 03/04/2023 às 9:39

Cuidar da pele, dos cabelos e das unhas é coisa muito séria e que cabe a um dermatologista. A partir dessa premissa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou recentemente a campanha Pele é saúde, a fim de abrir os olhos da população em relação ao papel do médico dermatologista, profissional capacitado e qualificado para desempenhar a tarefa desse cuidar.

Muito mais que isso, a SBD bate certo ao alertar que a febre de venda dos pacotes estéticos nos sites de compras coletivas pode ser uma verdadeira roubada. Tratamentos médicos e estéticos sérios (como preenchimentos, laser, toxina botulínica e até cirurgias) jamais estariam nas prateleiras da internet. Para que esses procedimentos sejam realizados, é preciso um dermatologista examimar bem o paciente, numa consulta olho a olho, e solicitar uma bateria de exames - o que é praticamente impossível no mundo virtual.

É por isso que a campanha atua de dois lados: a estética e a saúde, ao informar sobre a prevenção de doenças e os riscos de se realizar procedimentos sem a avaliação de um dermatologista. A ação alerta, esclarecee discute questões relacionadas à saúde da pele, ao estimular o público a consultar regularmente um dermatologista.

Depoimentos em vídeo mostram histórias reais de pacientes do Recife, de São Paulo e de Brasília, com o intuito de aproximar a campanha da população, ao evidenciar de forma contundente o perigo de não tratar problemas de pele com um médico especializado e o risco altíssimo de adquirir procedimentos estéticos em sites de compras coletivas.

 

"Médicos que realizaram pós-graduação lato sensu em dermatologia, mesmo que reconhecida pelo Ministério da Educação, mas que não possuem o título de especialista, não podem se anunciar como dermatologista ou inserir a palavra dermatologia em seu carimbo, receituário ou placa de consultório", diz o presidente da SBD/Regional Pernambuco, Sérgio Palma. "O paciente sempre deve ter absoluta clareza sobre a formação do médico que o atende", complementa.

Para ter essa certeza, basta acessar o site da SBD (www.sbd.org.br) e procurar o nome do médico com quem deseja se consultar. Um aplicativo especialmente desenvolvido para a campanha também permite que os usuários localizem, pelo celular, o dermatologista mais próximo. Tudo está bem explicadinho no hotsite: www.peleesaude.com.

Ainda é bom frisar que, para se apresentar como dermatologista ou como profissional de dermatologia, é preciso ter o título de especialista em dermatologia, adquirido através do programa de Residência Médica ou por avaliação de Sociedade de especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). A SBD, vale salientar, é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina e pela AMB como representante dos dermatologistas no País.