Acredite: existem dores de cabeça induzidas por particularidades singulares. Fazem parte deste grupo as cefaleias do rabo de cavalo e do banho quente. São curiosas e descritas desde os tempos mitológicos até o mundo imaginário contemporâneo, como bem mostra o artigo Cefaléias inusitadas: de Zeus a Harry Potter, publicado na Revista Brasileira de Neurologia (volume 46, número 3 - jul/ago/set de 2010).
Esses e outros pontos que envolvem o tema cefaleia, como a enxaqueca que acomete o sexo feminino, serão discutidos no Recife, durante o Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Esperança, coordenado pelo neurologista Marcelo Valença e com entrada gratuita. O evento, que será realizado nos próximos dias 24 (à noite) e 25 (pela manhã), é voltado a médicos, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde interessados no assunto.
Em seus dois dias de realização, o encontro reunirá especialistas pesquisadores em cefaleia (os cefaliatras) para discutir sobre os últimos avanços na fisiopatogenia, diagnóstico e tratamento da dor de cabeça. Os profissionais também exibirão resultados ainda não publicados, através da pesquisa clínica ou experimental, usando normas da medicina baseada em evidência.
Entre os temas a serem debatidos, estão a quantificação de uma crise de enxaqueca, cefaleia na gravidez e pós-parto, enxaqueca e fibromialgia, cefaleia e obesidade, além de prevenção da enxaqueca e óxido nítrico, entre outros assuntos relevantes. Participa do encontro o presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia, o neurologista Marcelo Ciciarelli, de São Paulo.
As inscrições para o evento são gratuitas. Basta comparecer a um dos locais onde o simpósio será realizado para participar das discussões. Mais informações: 81 3131-7821
Serviço:
- Dia 24, às 19h30, no Auditório Inácio Cavalcanti, no 2º andar do Hope-Esperança
- Dia 25, às 8h, no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco
* O conteúdo apresentado será igual nos dois dias de simpósio. Dessa maneira, o público poderá escolher o melhor dia e local para conferir a programação
CURIOSIDADES
- Cefaleia do rabo de cavalo: Obviamente predomina no sexo feminino (mas não exclusivamente). Segundo estudo apresentado no artigo já mencionado no início deste post, esse tipo de dor de cabeça foi positivo em 50 de 91 mulheres entrevistadas, com idades que variaram de 9 a 57 anos. A dor predomina na base do rabo de cavalo e pode iniciar num período que varia de imediatamente até horas depois de prender o cabelo. Quanto mais apertado o rabo de cavalo, mais fácil surgir a dor. Algumas pacientes também se queixam de incômodos ao utilizar arcos para sustentar os cabelos.
- Cefaleia do banho quente: Descrita inicialmente como cefaleia induzida pelo banho, acomete principalmente mulheres asiáticas de meia idade (média de idade 51 anos). Embora na maioria das vezes o desencadear da dor tenha se relacionado com banho com água quente, a cefaleia pode ser despertada por outras formas de contato com a água, como despejar água sobre o corpo, lavar partes do corpo ou apenas mergulhar numa piscina.
- Cotidiano: Alguns fenômenos corriqueiros e do dia a dia, como bocejar, sorrir, chorar, prender os cabelos ou até mesmo tomar banho quente, assim como ingerir alguns alimentos (ou então a carência da ingestão dos mesmos), podem provocar dores de cabeça em indivíduos predispostos. Pelo inusitado da situação poderia se considerar esse fato como sendo apenas uma “curiosidade médica”, caso essas situações não gerassem dor - por vezes, de forte intensidade. Na maioria das vezes, o tratamento dessas cefaleias se resume, quando possível, apenas na eliminação do fator desencadeante.
Diante de qualquer dor, não deixe de consultar seu médico e nunca faça uso de automedicação.
* Fonte das curiosidades: Cefaléias inusitadas: de Zeus a Harry Potter - Revista Brasileira de Neurologia (volume 46, número 3 - jul/ago/set de 2010)