Votação

Segundo turno tem início tranquilo em Pernambuco

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 26/10/2014 às 9:30
Leitura:

 / Foto: Amanda Duarte/NE10

Foto: Amanda Duarte/NE10

A abertura oficial do segundo turno em Pernambuco ocorreu pontualmente às 8h (horário do Recife) deste domingo (26) no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com o presidente do TRE-PE, desembargador Fausto Campos, todas as urnas foram checadas e estão funcionando normalmente. Ainda de acordo com Campos, as falhas no processo biométrico que ocorreram no primeiro turno foram solucionadas. "A lentidão se deu em razão da adaptação do eleitor e do próprio mesário com a biometria. As falhas que nós detectamos foram corrigidas com um novo treinamento", informou. O primeiro balanço das eleições deve ser divulgado pelo TRE-PE logo mais, às 10h.

Sobre o aumento do número das abstenções, o presidente afirma que é um fenômeno natural, já que os eleitores se envolvem mais quando há candidatos locais na disputa. 

Na sessão plenária também foi discutida a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a prestação de contas dos candidatos. Todos, eleitos ou não, devem apresentar ao TSE até o dia 4 de novembro, o que gastaram, quanto gastaram e de onde veio o dinheiro. Quem não apresentar o documento não poderá tomar posse. A data final para a entrega do título de eleito para os candidatos é 19 de dezembro.

FUSO HORÁRIO - No arquipélago de Fernando de Noronha a votação começou às 7h devido ao fuso horário e segue tranquila. A ilha conta com seis urnas para votação e mais seis para justificativa, por causa da grande quantidade de turistas no local. De acordo com informações do desembargador Fausto Campos, há um número grande de justificativas.

Mais lidas