Segundo boletim

Mulher é presa em Moreno por votar no lugar da mãe

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 26/10/2014 às 13:32
Leitura:

Uma mulher foi presa no município de Moreno, Região Metropolitana do Recife, por votar no lugar da mãe, uma idosa de 84 anos. A acusa se chama Rute Correia Cavalcanti, presa em flagrante por desobediência e encaminhada à delegacia local. O voto irregular não será computado. De acordo com o desembargador do TRE-PE, Paulo Roberto de Oliveira Lima, a senhora não tinha nenhum tipo de deficiência, caso em que alguém poderia votar por ela, e já havia votado pessoalmente no primeiro turno.

Quando chegaram à seção eleitoral, Rute disse que votaria no lugar da mãe, mas foi comunicada pela juíza eleitoral que não seria possível. "Enquanto estavam discutindo a filha correu e votou", disse o desembargador.

Além desse crime, o segundo balanço do TRE contou mais 175 problemas notificados em urnas no Estado. Até o meio-dia deste domingo (26), 424 urnas apresentaram intercorrências. 96 precisaram ser substituídas, cerca de 0,51% do total. Foram identificados 298 ocorrências que dizem respeito a atualização de hora e data, 12 ajustes de papel na bobina e 7 reinicializações. Olinda foi o município com maior incidência de problemas, 57, seguido de Paulista, com 35, e Recife, com 28.

O desembargador afirma que, mesmo com os problemas apresentados, o balanço do TRE-PE está positivo até o momento, pois não há registro de retenções e a biometria está funcionando melhor. "Nós estamos comemorando que tudo está ocorrendo dentro da normalidade. No primeiro turno, tivemos 469 intercorrências, ou seja, um número maior do que temos hoje. Também tivemos 117 substituições de urna, um número maior do que estamos tendo agora", ressalta. O próximo boletim deve ser divulgado às 15h.

Mais lidas