Acidente

Aeronave poderia estar em alta velocidade no momento da queda, dizem peritos

Do NE10
Do NE10
Publicado em 15/08/2014 às 11:12
Leitura:

Grande cratera no solo sugere que aeronave caiu em alta velocidade / Foto: AFP

Grande cratera no solo sugere que aeronave caiu em alta velocidade Foto: AFP

Peritos suspeitam que o Cessna 560 XL que caiu nessa quarta-feira (13) em Santos, litoral paulista, matando o ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas, poderia estar em alta velocidade no momento do acidente. Características como a grande cratera que se formou no local e a fragmentação dos destroços em uma pequena área aumentam a chance da hipótese ser verdadeira. A informação é da Folha de S. Paulo.

A aeronave do candidato saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para o Guarujá, em São Paulo, onde ele tinha um compromisso de campanha. Chovia muito na hora do acidente e o piloto não conseguiu pousar. Ele tentou arremeter, mas não conseguiu e acabou caindo em um bairro residencial de Santos.

Nesta sexta-feira (15), a Polícia Federal faz o mapeamento do quarteirão, no bairro de Boqueirão, para refazer a trajetória da aeronave. Será observada a forma como as residências e o solo foram atingidas. As caixas-pretas, que já chegaram em Brasília, serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para tentar acessar o áudio das duas últimas horas de conversa entre os pilotos. Nesta manhã, peças do jatinho e fragmentos dos corpos ainda estão sendo encontrados no local do acidente.

O Instituto de Medicina Legal de São Paulo trabalha de portas fechadas para outros casos, com o objetivo de identificar os corpos deste acidente, por meio de exames de DNA. Trinta peritos do instituto e quatro da PF estão envolvidos nos trabalhos. De acordo com o governador de SP, Geraldo Alckmin, a expectativa é de que eles comecem a ser liberados neste sábado (16).

Os corpos de Eduardo, do assessor de imprensa Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo devem ser levados ao Recife na noite de amanhã, para o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado de Pernambuco, onde serão velados. Na ocasião, a missa de corpo presente será celebrada na Praça da República, em frente ao palácio, pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido.

Mais lidas