perfil

Criado na política, ACM Neto assume a capital da Bahia

NE10
NE10
Publicado em 31/12/2012 às 14:27
Leitura:

Ele nasceu e cresceu na política. Foi eleito deputado federal na primeira disputa que participou em 2002, aos 23 anos, sendo o mais votado da Bahia naquele ano. Antônio Carlos Magalhães Neto, ou simplesmente ACM Neto, assume a Prefeitura de Salvador nesta terça-feira (1º) com a árdua tarefa de reconquistar a credibilidade dos soterpolitanos.

Formado em direito pela Universidade Federal da Bahia, Neto deu os primeiros passos na vida política no colégio, quando atuou na fundação de um grêmio estudantil. Ainda jovem, acompanhou as campanhas do avô, Antônio Carlos Magalhães, e do tio, Luís Eduardo Magalhães, já falecidos.

 

Foi eleito deputado federal pelo antigo PFL, hoje DEM, e cumpriu o mandato de 2003 a 2007. Reelegeu-se nas eleições de 2006 e em 2008 tentou, pela primeira vez, a prefeitura da capital baiana, mas ficou fora da disputa do segundo turno. Em 2010, reelegeu-se deputado federal, sendo outra vez o mais votado no Estado e o oitavo no Brasil.



Como prefeito, promete fazer uma grande mudança na gestão que tem sido bastante criticada e resultou, inclusive, na ineligibilidade do atual prefeito, João Henrique Carneiro (PP), que teve as contas reprovadas pela Câmara.

ACM Neto foi casado por cinco anos com a dermatologista Lídia Salles Magalhães, com quem teve duas filhas. É frequentador assíduo do Carnaval da Bahia e reconhece a fama de 'workaholic'. 

LEIA MAIS

» RECIFE
Geraldo Julio, um servidor público a serviço da cidade

» JOÃO PESSOA
Com Luciano Cartaxo, PT terá sua primeira oportunidade de governar João Pessoa

» NATAL
Prefeito de Natal tem o desafio de restaurar a política e a economia da cidade

» FORTALEZA
Roberto Cláudio assume Fortaleza com a missão de dialogar com adversários

Mais lidas