SUHD

Samsung lança TVs de 'super ultra alta definição', com 20% mais cores

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 06/01/2015 às 8:27
Leitura:

Nada de Galaxy S6, tablets, relógios ou realidade virtual. Os principais anúncios da Samsung na CES foram para a sua linha de TVs -além do desfile usual de lavadoras, secadoras, fogões, fornos, geladeiras e aspiradores de pó.

A gigante coreana revelou a tecnologia SUHD para as suas TVs 4K (que também são conhecidas como UHD, "ultra alta definição"). A super ultra alta definição (ufa!) não está ligada a mais pixels. E, sim, às cores reproduzidas. Tem 20% mais cores do que aparelhos convencionais.

Os aparelhos utilizarão pontos quânticos, que têm nanocristais como fonte de iluminação. A tecnologia vem surgindo como uma alternativa mais barata ao Oled. A LG também já apresentou modelos do tipo. Serão três famílias de TV com modelos entre 48 e 88 polegadas.

Sobre o sistema operacional, a Samsung confirmou a informação de que suas TVs a partir de 2015 levarão o Tizen. Um sistema aberto, desenvolvido pela empresa, que foi criado inicialmente para celulares como alternativa ao Android. No mundo móvel, ele ainda não decolou.

A Samsung, assim como tinha feito a Panasonic antes, também anunciou a fundação da UHD Alliance, união global da indústria para determinar os padrões da tecnologia. Participam dela fabricantes, produtores de conteúdo e serviços, como Netflix, Sharp, Disney e outros.

Para quem esperava novidades sobre áreas como realidade virtual, foram anunciadas parcerias para levar conteúdo em 360 graus ao óculos Gear VR. Entre elas estão parcerias com a NBA e com a produtora da série "Walking Dead".

Mais lidas