Google

Android ganha mais espaço no mercado global de tablets

NE10
NE10
Publicado em 26/01/2012 às 15:52
Leitura:

Os tablets que funcionam com o sistema operacional do Google, Android, estão aumentando sua participação no mercado global, apesar de o iPad da Apple ainda dominar as preferências, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26).

A consultora Strategy Analytics indicou que os tablets que funcionam com o Android aumentaram sua participação no mercado global para 39% do total no quarto trimestre de 2011, quando um ano antes era de 29%.

O iPad ficou com 58% do mercado de tablets no mesmo trimestre, uma queda com relação aos 68% do ano anterior, disse a firma com sede em Boston.

O diretor de Strategy Analytics, Peter King, disse que as vendas mundiais de tablets alcançaram um recorde de 26,8 milhões de dispositivos no quarto trimestre, uma alta de 120% com relação ao mesmo período do ano anterior.

A Apple vendeu 15,4 milhões de iPads nos últimos três meses do ano, e o Android, 10,5 milhões de tablets. "A Apple minimizou a alardeada ameaça dos modelos básicos de Android neste trimestre", afirmou King.

No entanto, o diretor executivo de Strategy Analytics, Neil Mawston, disse que o Android "até agora se mantém relativamente popular entre os fabricantes de tablets apesar das crescentes preocupações relacionadas à fragmentação do sistema operacional Android, à interface do usuário e ao sistema de venda de aplicativos".

As vendas de tablets chegaram a 66,9 milhões de unidades no ano passado, uma alta de 260% se comparado aos 18,6 milhões de 2010, segundo a Strategy Analytics.

"Os consumidores cada vez estão comprando mais tablets em vez de netbooks e, até mesmo, dos portáteis básicos e computadores de mesa", afirmou.

Mais lidas