Cuidados

Praia divertida e com segurança para a garotada

Luiza Freitas
Luiza Freitas
Publicado em 23/12/2014 às 13:35
Leitura:

Protetor solar, chapéu, roupas de banho leves são obrigatórios para os pais que desejam garantir uma pele saudável para as suas crianças / Foto: Tiago J. Silva/Especial para o NE10

Protetor solar, chapéu, roupas de banho leves são obrigatórios para os pais que desejam garantir uma pele saudável para as suas crianças Foto: Tiago J. Silva/Especial para o NE10

Na temporada do sol, a praia é o destino certo de muitas famílias. As crianças são as que mais se divertem, no mar e na areia. Mas os pais precisam tomar alguns cuidados para não transformar as férias de verão em um pesadelo. Os pequenos possuem uma pele mais frágil, desidratam com maior rapidez e não podem ficar sozinhos no mar.

» Confira abaixo algumas orientações importantes:

Foto: Tiago J. Silva/Especial para o NE10
areia_heitor_620

CONTATO COM A AREIA

Antes de colocar a criança em contato com a areia da praia, é importante observar se a mesma é limpa e não esconde objetos cortantes, como tampinhas de garrafa e até cacos de vidro. "O cuidado deve começar pela escolha da praia, que deve ser limpa e aprovada para banhos. Neste caso, a areia está liberada para qualquer tipo de brincadeira", orienta a pediatra Marina Azevedo, do Hospital Memorial São José. Ela ressalta que é recomendável levar os filhos para a praia após os seis meses de idade.

A temperatura da areia também precisa de atenção. Segundo a pediatra, a areia quente pode queimar a pele da criança. Por isso, brincadeira só na sombra, embaixo do guarda-sol.

Foto: Julliana de Melo/NE10
Olho_icaro620

CUIDADO COM OLHOS E OUVIDOS

Caso a criança reclame de incômodo nos olhos, os pais devem lavá-los com água doce e limpa. Se a criança continuar reclamando ou apresentar sinais de irritação, é preciso levá-la com rapidez ao oftalmologista para que seja examinado se algum grão de areia atingiu a região ocular.

Em relação aos ouvidos, para evitar que entre areia ou água salgada, a médica lembra que os pais não devem mergulhar a criança na água. "Não existe idade certa para o mergulho, mas não pode ser forçado ou 'ajudado'. A criança precisa aprender a mergulhar sozinha", explica Marcela. Ela também alerta aos pais a não inserir contonete ou nenhum outro tipo de produto, como álcool absoluto, para tentar limpar os ouvidos. A orientação é deitar a criança de lado para que a água saia naturalmente. Se não funcionar, os pais devem procurar ajuda médica.

Foto: Diogo Menezes/Jornal do Commercio
sofia_naPraia620

EXPOSIÇÃO SOLAR

Protetor solar, chapéu, guarda-sol, roupas de banho leves (de preferência com proteção aos raios UV) são obrigatórios para os pais que desejam garantir uma pele saudável para as suas crianças. Também é recomendável o uso de protetor específico para o público infantil. "Os produtos infantis são feitos para peles mais sensíveis, com menos componentes químicos como corantes, por isso é importante usá-lo, principalmente se a criança for menor de dois anos", explica a pediatra Marina Azevedo. O protetor deve ser aplicado ainda em casa, 30 minutos antes de chegar à praia, e reforçado a cada duas horas, sem esquecer áreas como pescoço e orelhas.

O horário recomendável para a exposição dos pequenos ao sol é antes das 9h da manhã e após as 15h da tarde. No entanto, deve-se evitar a exposição direta aos raios solares. "É preciso ficar atento ao tempo de exposição porque o 'mormaço' embaixo do guarda-sol também queima", lembra Marina Azevedo.

Foto: Julliana de Melo/NE10
icaro_maca620

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Antes de ir à praia, o café da manhã deve ser leve e nutritivo. Abuse das frutas e ofereça bastante líquido. Também procure levar lanches que não estragam com o calor e evite comprar comidas gordurosas ou de procedência duvidosa. "É preciso não descuidar da hidratação da criança. Distraída com as brincadeiras, ela dificilmente se lembrará de pedir algo para beber. Ofereça bastante líquido, antes mesmo que ela peça".

Foto: Alexandre Servero/ JC Imagem
bombeiros_praia_AS620

RISCOS DE AFOGAMENTO

No Brasil, afogamentos são a segunda causa de morte e a sétima de hospitalização, entre os acidentes, na faixa etária de 1 a 14 anos, de acordo com a ONG Criança Segura. A entidade alerta que o uso de boias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança. Eles podem estourar, virar a qualquer momento e ser levados pela correnteza. O ideal é que a criança use sempre um colete salva-vidas quando estiver em embarcações, próxima a rios, mares, lagos e piscinas. Também é fundamental a presença de um responsável.

Respeite as placas de proibição nas praias e oriente a garotada a não brincar de empurrar, dar “caldo” dentro da água ou simular que está se afogando. Mas em caso de afogamento, o rápido socorro é fundamental. É importante que os pais procurem áreas de banho que tenham a presença de um guarda-vida. Se a família optar por uma praia mais deserta, é recomendável que o responsável tenha noções de primeiros socorros. E, é claro, não esquecer os telefones de emergência (SAMU: 192 e Corpo de Bombeiros: 193).

IDENTIFICAÇÃO

Sempre que sair à rua ou a qualquer lugar público, oriente a criança a não se afastar de você e, caso se perca, a procurar ajuda dos guarda-vidas ou de policiais. Uma pulseira com informações sobre os responsáveis (nome e telefone de contato) também pode ajudar a evitar momentos de preocupação e sofrimento para os pais e filhos.

Em praias muito lotadas, para ajudar na identificação, uma dica é vestir a criança com roupas coloridas que ajudem na visualização.

Mande registros do verão para o NE10, como fez @canadapao

Mande registros do verão para o NE10, como fez @canadapao

VEM COM O SOL
- Aproveitando o lançamento oficial da temporada mais quente do ano, o NE10, que tem como o símbolo o sol, convida todos os seguidores do portal (@portalNE10) na rede social a compartilhar seus registros com a gente, através da hashtag #Vemcomosol. A ideia é formar, durante a estação, uma grande galeria com registros tanto da equipe do portal quanto dos nossos curtidores. Valem imagens do nascer ao por do sol, de pontos turísticos, praia, piscina e tudo o mais que remeta ao verão e ao astro rei. Durante a temporada o portal, seus blogs e parceiros também vão trazer várias matérias sobre os cuidados com a pele, beleza, moda, comportamento para aproveitar ao máximo a estação.

Mais lidas