Câncer de mama

Recife lança programação para Outubro Rosa

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 01/10/2014 às 11:20
Leitura:

Mulheres no grupo prioritário, entre 59 e 60 anos, são atendidas no mamógrafo móvel / Foto: Irandi Souza/PCR/Divulgação

Mulheres no grupo prioritário, entre 59 e 60 anos, são atendidas no mamógrafo móvel Foto: Irandi Souza/PCR/Divulgação

O movimento Outubro Rosa, de luta contra o câncer de mama, é celebrado a partir desta quarta-feira (1º) com ações nos distritos sanitários do Recife. Além de realização gratuita de exames preventivos, durante todo o mês o edifício-sede da Prefeitura do Recife (PCR) estará com iluminação especial.

No caminhão são realizados exames preventivos desde abril de 2012

No caminhão são realizados exames preventivos desde abril de 2012Foto: Irandi Souza/PCR/Divulgação

Várias unidades de saúde (inclusive as Unidades de Saúde da Família e Policlínias) terão ações gratuitas no Recife. As usuárias poderão realizar exames de coleta de citologia oncótica e atividades corporais com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Academia da Cidade.

Nesta quinta-feira (2), as servidoras municipais com idades entre 50 e 69 anos receberão o serviço mamógrafo móvel, no estacionamento da PCR, das 9h às 17h. No local, também haverá palestra sobre o câncer de mama e distribuição de fitas rosas e folders educativos. Na programação também está doação de sangue por meio do Instituto de Hematologia do Nordeste (Hiene) e exames oftalmológicos.

Campanha irá distribuir folders educativos

Campanha irá distribuir folders educativosFoto: Divulgação

MAMÓGRAFO MÓVEL - Implantado desde abril de 2012, o caminhão realiza 2 mil exames preventivos nas mulheres do grupo prioritário (entre 50 e 69 anos ou com histórico da doença na família) por mês, além dos 4 mil nas clínicas conveniadas. O veículo passa uma semana em casa Distrito Sanitário, em uma comunidade por dia. Para receber atendimento, é preciso levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identidade. Nas clínicas, o exame é oferecido, através de encaminhamento, para pacientes que não estão dentro do grupo prioritário.

Confira a programação completa do Outubro Rosa no Recife:

Mais lidas