auxílio

Acupuntura pode ajudar no tratamento das doenças renais, diz associação

NE10
NE10
Publicado em 14/03/2013 às 20:55
Leitura:

Em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira (14), a Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) chamou a atenção para a falta de divulgação do governo federal para o equilibrio de doenças renais crônicas com o auxilio do tratamento de acupuntura.

A Associação Brasileira de Nefrologia (SBN) estima que cerca de 10 milhões de brasileiros são acometidos por doenças renais crônicas, número tende a aumentar.

Para o fisioterapeuta e especialista em acupuntura, Márcio de Luna, o tratamento alternativo ajudaria a diminuir a progressão da insuficiência renal crônica, evitando a hemodiálise.

“A acupuntura identifica se o paciente está com alguma doença renal pelo pulso, por meio da artéria radial ou pela língua. A partir do diagnóstico fazemos o tratamento nos pontos que ligam aos rins e prescrevemos medicamentos fitoterápicos. É possível relacionar a acupuntura ao acompanhamento médico”, disse Luna.

A acupuntura foi introduzida no Brasil por Frederico Spaeth em 1993. Elé é o fundador da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

Mais lidas