VESTIBULAR

Como manter a organização e o foco na reta final para o Enem

JC 360
JC 360
Publicado em 25/10/2018 às 11:45
Leitura:

Ter um plano de estudo organizado é muito importante para melhorar o desempenho escolar / Foto: Divulgação/ Colégio GGE

Ter um plano de estudo organizado é muito importante para melhorar o desempenho escolar Foto: Divulgação/ Colégio GGE

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 estão se aproximando e quem deseja alcançar bom desempenho precisa concentrar os esforços e dar carga total para atingir as metas traçadas. Uma coisa é certa: o sucesso em conquistas pessoais, profissionais e acadêmicas depende muito de organização e de investimento do profissional ou estudante. Ou seja, nada vai cair no seu colo de mão beijada; seu esforço será decisivo para que você alcance tudo o que almeja.

Conseguir boas notas que possam garantir a aprovação para a tão sonhada faculdade é o objetivo maior de quem presta o Enem. Se você busca um bom resultado, ou deseja auxiliar o seu filho a se sair bem nas provas, aqui vão algumas orientações para preparar o plano de estudos nesta reta final para o exame.

São dicas que funcionam muito bem para este momento de revisão dos conteúdos estudados e vão além da montagem da rotina de tarefas e leituras. Alimentação saudável e o controle do estresse, por exemplo, também podem ajudar a garantir segurança e tranquilidade para prestar os principais vestibulares do País. 

Passo a passo

O primeiro passo é preparar com carinho o ambiente de estudos, definindo qual o melhor lugar e horário para se dedicar aos livros, por exemplo. Uma dica é estudar em diferentes horários e, a partir daí, identificar em qual deles tem mais concentração e energia. Não existe uma regra universal, cada pessoa deve encontrar a forma que mais se adapta a seu perfil e necessidades.

Outro ponto importante é não deixar de lado atividades básicas do dia a dia, como o tempo reservado para o descanso. É ideal fazer uma pausa de dez minutos a cada hora de estudo. Isso ajuda a absorver melhor o conteúdo.

O tempo para o lazer, a prática de atividades físicas e o cuidado com a alimentação também não devem ser esquecidos. Alimentos gordurosos e em grandes quantidades devem ser evitados, assim como não é recomendado pular as refeições. Uma dieta balanceada ajuda não só a ter mais disposição na hora de estudar, mas contribui para que corpo e mente funcionem em harmonia.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Neste link é possível se cadastrar para acessar o e-book especial desenvolvido pelo GGE, com orientações sobre como preparar o melhor plano de estudos para você. O material oferece ainda dicas de aplicativos para celulares e tablets, que podem auxiliá-lo a ter a organização a um clique.

Confira o material, organize seu plano de estudos e mãos à obra! O seu futuro está em suas mãos. Ou melhor, em seus livros, na sua concentração, disciplina e esforço. Boa sorte!

Mais lidas