França

Autor da matança de Nice contou com apoio e cúmplices

Ingrid
Ingrid
Publicado em 21/07/2016 às 15:29
Leitura:

O autor do ataque, que deixou 84 mortos, aparentemente, tinha planejado "vários meses antes" de 14 de julho o ataque. / Foto: Valery Hache / AFP

O autor do ataque, que deixou 84 mortos, aparentemente, tinha planejado "vários meses antes" de 14 de julho o ataque. Foto: Valery Hache / AFP

O autor do atentado em Nice, em 14 de julho, o tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel, contou com o apoio de cúmplices, anunciou nesta quinta-feira (21), em Paris, o procurador encarregado da investigação, François Molins.

Durante uma coletiva com a imprensa, o procurador afirmou que foram feitos avanços notáveis na investigação que envolve ao menos 400 agentes, e que eles descobriram que Bouhlel teria planejado seu ataque provavelmente meses antes de realizá-lo.

O autor do ataque, que deixou 84 mortos, aparentemente, tinha planejado "vários meses antes" de 14 de julho, o dia do feriado nacional francês, disse em declarações à imprensa.

As investigações "permitiram não só confirmar ainda mais a natureza premeditada da ação letal de Mohamed Lahouaiej Bouhlel, mas também estabelecer que este último beneficiou de apoio e cumplicidade na preparação e execução do ato criminoso", disse Molins.

Dois franco-tunisinos, um tunisiano, um albanês e uma franco-albanesa, com entre 21 e 42 anos, foram apresentados à justiça sob a acusação de conspiração terrorista e homicídios. "Nenhum deles era fichado pelos serviços de inteligência", acrescentou Molins.

A partir da análise do celular do atacante, que revelou muitos contatos entre eles, os suspeitos foram presos, indicou o procurador, acrescentando que a ligação entre Lahouaiej Bouhlel e eles também pode ser estabelecida através dos elementos encontrados no caminhão e nas armas.

As impressões digitais de um dos suspeitos foram encontradas na porta do passageiro do caminhão de 19 toneladas, com o qual Mohamed Lahouaiej Bouhlel atropelou e matou 84 pessoas em 14 de julho de Nice, fazendo outros 350 feridos. O prognóstico de 15 deles permanece "comprometido", segundo Molins.

Também foram encontradas novas imagens "reveladoras" no celular do assassino, incluindo uma imagem de um show na Promenade des Anglais e uma foto de um artigo sobre o "captagon", uma droga popular usada por jihadistas responsáveis por ataques terroristas.

Mais lidas