Pela primeira vez

Temperatura global aumentará + 1°C em 2015 em comparação a era pré-industrial

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 09/11/2015 às 14:15
Leitura:

Concretamente, o aumento da temperatura será 1,02ºC, segundo uma projeção feita pelo programa HadCRUT / Foto: Agência Brasil

Concretamente, o aumento da temperatura será 1,02ºC, segundo uma projeção feita pelo programa HadCRUT Foto: Agência Brasil

Pela primeira vez, a temperatura média mundial na superfície da Terra será, em 2015, um grau centígrado superior aos níveis pré-industriais, anunciou nesta segunda-feira (9) a agência meteorológica britânica Met Office.

"Está claro que a influência humana está levando o clima moderno a territórios desconhecidos", afirmou Stephen Belcher, do Met Office.

"É a primeira vez que alcançaremos 1ºC, e é claro que a influência humana está levando o clima moderno a territórios desconhecidos", declarou Stephen Belcher, do Met Office.

Concretamente, o aumento da temperatura será 1,02ºC, segundo uma projeção com base em dados coletados entre janeiro e setembro pelo programa HadCRUT, operado conjuntamente pelo Met Office e a Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia.

As primeiras indicações apontam que 2016 será igualmente quente, mas isso não significa que o aumento será repetido nos anos seguintes.

"Este ano é um marco importante, mas isso não significa que a cada ano a partir de agora haverá um aumento de um grau ou mais acima dos níveis pré-industriais, porque as variações naturais de temperatura continuarão a influenciar", disse Peter Stott, chefe de monitoramento do clima do Met Office.

Mais lidas