Internacional

EUA iniciam retirada de tropas que apoiavam luta contra o Ebola na África

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 11/02/2015 às 7:25
Leitura:

Durante o momento de maior presença militar americana na região, 2.800 soldados estavam na África Ocidental / Foto: AFP

Durante o momento de maior presença militar americana na região, 2.800 soldados estavam na África Ocidental Foto: AFP

O governo dos Estados Unidos iniciou a retirada dos soldados que atuavam na luta contra a epidemia de Ebola na África Ocidental, anunciou nesta terça-feira (10) o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby. "Quase todos os soldados americanos mobilizados na região serão reintegrados a suas bases até 30 de abril, graças ao sucesso da missão americana iniciada em setembro de 2014", afirmou o porta-voz em um comunicado. De acordo com Kirby, 1.500 soldados já deixaram a África.

Durante o momento de maior presença militar americana na região, 2.800 soldados estavam na África Ocidental, especialmente na Libéria e Senegal. Os soldados participaram em missões de apoio na lita contra a epidemia, "construindo unidades de tratamento do Ebola, formando centenas de pessoas e com apoio logístico aos trabalhadores humanitários", destacou Kirby.

"Para apoiar os 10.000 civis que permanecem na África Ocidental, e Departamento de Defesa deixará importantes equipamentos que poderão ajudar na luta contra um retorno da epidemia no futuro", disse o porta-voz. Quase 100 militares americanos permanecerão de maneira contínua na região depois de 30 de abril para apoiar o dispositivo de luta contra a febre hemorrágica.

O balanço da epidemia de Ebola nos três países mais afetados - Libéria, Guiné e Serra Leoa - superou a barreira de 9.000 mortos, segundo o balanço mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas segundo a OMS a epidemia está sob controle na Libéria, onde a doença matou 3.746 pessoas.


Mais lidas