Havaí

Lava de vulcão no Havaí causa danos e ameaça povoado

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 28/10/2014 às 20:38
Leitura:

A lava de um vulcão do arquipélago do Havaí, ativo há semanas, atingiu uma casa e ameaça um povoado de 1.000 habitantes, informaram nesta terça-feira as autoridades americanas. O magma do vulcão Kilauea avançou 82 metros nas últimas 24 horas na direção da cidade de Pahoa, na parte leste da Ilha Grande havaiana.

"O fluxo frontal se desloca na direção nordeste e já invadiu uma propriedade privada", explicaram as autoridades do condado do Havaí pela internet. A massa incandescente avançava mais lentamente na terça-feira, a 4,5 metros por hora, enquanto na véspera progredia entre 9 e 14 metros por hora.

O prefeito do condado do Havaí, Billy Kenoi, declarou no mês passado estado de emergência porque o magma situava-se a 1,6 km de um povoado chamado Ka'ohe Homesteads. O governador Neil Abercrombie pediu, na semana passada, ao presidente Barack Obama que declare estado de catástrofe no local para poder desbloquear recursos federais e financiar medidas preventivas.

A lava ameaça uma das principais estradas da ilha, razão pela qual é preciso estabelecer vias alternativas e realocar 900 crianças que podem ficar desabrigadas por causa do magma, segundo Abercrombie. A Ilha Grande, também conhecida como Ilha Havaí, é a maior das oito que compõem o arquipélago, que abriga centenas de pequenos vulcões.

Mais lidas