improviso

Cratera de bombardeio em cidade síria é usada como piscina

NE10
NE10
Publicado em 15/07/2014 às 11:39
Leitura:

Uma das crateras provocadas pelos bombardeios do exército nos setores rebeldes de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, se transformou em "piscina" improvisada para as crianças.

No bairro de Shar, na zona leste da ex-capital econômica devastada por dois anos de guerra, crianças e adolescentes brincam com alegria em uma poça de água formada por uma cratera de obus, em uma rua completamente devastada pelos bombardeios.

A imagem quase surreal é observada quando a temperatura se aproxima de 35 graus na cidade, que sofre há vários meses com a falta de água e de energia elétrica.

"Antes, caminhávamos até a piscina no centro da cidade. Nesta terça-feira (15), as piscinas são crateras deixadas pelos barris de explosivos lançados", afirmou Abdel Kader, de 12 anos, que não hesita em mergulhar na água suja.

"Está muito calor e não podemos dormir, nem durante o dia nem durante a noite", explica.

Segundo os moradores, um barril de explosivos lançado pelas tropas do regime de Bashar al-Assad caiu sobre uma tubulação de água e formou a poça lamacenta.

Mustafa, um adolescente, comemora a possibilidade de "nadar".

"Não temos água para tomar banho. Às vezes temos que vir aqui para buscar água", disse.

Desde o verão de 2012, a cidade está dividida entre as zonas oeste, controlada pelas forças do regime, e os bairros comandados pelos rebeldes, submetidos a bombardeios aéreos diários que provocaram centenas de mortes somente neste ano e que foram denunciados pela comunidade internacional.

Os rebeldes executam ataques com morteiros contra a zona oeste.

Recentemente, o exército sírio avançou na periferia da cidade e a oposição teme uma grande ofensiva.

Mais lidas