Programa nuclear

Embaixador da Coreia do Norte em Berlim é convocado após teste nuclear

NE10
NE10
Publicado em 13/02/2013 às 13:02
Leitura:

O ministério alemão das Relações Exteriores convocou nesta quarta-feira (13) o embaixador da Coreia do Norte para protestar contra o último teste nuclear realizado por Pyongyang.

"Ao longo da conversa, foi dito claramente ao representante da Coreia do Norte que o último teste nuclear foi uma violação do direito internacional", segundo um comunicado do ministério.

"De acordo com a declaração do Conselho de Segurança da ONU, votada na terça-feira em reunião de urgência em Nova York, a Alemanha vai trabalhar em favor das novas medidas contra o programa nuclear norte-coreano", acrescentou o ministério.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, criticou o teste nuclear e pediu novas sanções da ONU. Ele havia solicitado que o assunto fosse tratado em um encontro de chanceleres da União Europeia.

A Coreia do Norte realizou na terça-feira seu terceiro teste nuclear, com força bem maior que os dois precedentes e com um equipamento miniaturizado, ação condenada pela comunidade internacional.

Mais lidas