Olinda

Canibais: crime que chocou Pernambuco será julgado nesta quinta-feira

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 13/11/2014 às 6:30
Leitura:

 / Arte: Bruno de Carvalho/NE10

Arte: Bruno de Carvalho/NE10

Começa na manhã desta quinta-feira (13), no Fórum de Olinda, Grande Recife, o julgamento do trio que ficou conhecido como "Os canibais de Garanhuns". Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 52 anos; Isabel Cristina Torreão Pires, 53; e Bruna Cristina Oliveira da Silva, 28, são acusados, neste processo, de matar, esquartejar e comer a carne do corpo da moradora de rua Jéssica Camila da Silveira Pereira em maio de 2008. A vítima tinha 17 anos na época do crime.

ESPECIAL:
Entenda o caso dos canibais e acompanhe as últimas notícias do julgamento

O júri popular, presidido pela juíza titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Olinda, Maria Segunda Gomes de Lima, está marcado para começar às 9h (horário de Pernambuco), com o sorteio dos jurados que vão compor o Conselho de Sentença. Dos 25 convocados, sete são selecionados. Logo em seguida, a magistrada fará a leitura da denúncia formulada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A primeira testemunha a ser ouvida no julgamento foi arrolada pela acusação e? é o delegado Paulo Berenguer, responsável pelas investigações do caso, descoberto em abril de 2012. Para Berenguer, o assassinato foi premeditado pelo trio, já que Isabel e Jorge - casados há mais de 30 anos - alimentavam o desejo de ter filhos. Jéssica conheceu Isabel quando vendia doces, carregando sua filha no colo, nos semáforos de Boa Viagem. A criança logo despertou o interesse de Dona Bel - como era conhecida. A mesma tese é sustentada pelo MPPE.



A outra testemunha?, convocada tanto pela acusação quanto pela defesa, é o perito Lamartine de Hollanda, médico que assinou o laudo psiquiátrico apontando que nenhum dos três réus sofre de doença mental. Desta forma, os três são considerados imputáveis, ou seja, capazes de responder pelos crimes pelos quais estão sendo acusados.

A terceira parte do júri é o interrogatório de Jorge, Bruna e Isabel. Enquanto a defesa de Jorge ainda não prevê se ele falará sobre o crime, a de Bruna diz que ela está orientada a contar a sua versão. Já para a promotora Eliane Gaia, a expectativa é de que eles confessem os crimes. Nos depoimentos prestados à Polícia Civil de Pernambuco durante as investigações, os acusados confessaram os assassinatos?. Porém, nas audiências de instrução usaram o direito de ?ficar calados.

Ossos de Jéssica foram encontrados na casa onde o trio morou, em Olinda

Ossos de Jéssica foram encontrados na casa onde o trio morou, em OlindaFoto: Mayra Cavalcanti/NE10

A parte mais longa do júri deve ser o debate entre o Ministério Público e a defesa, que começará após o interrogatório. Eliane Gaia deve ser a primeira a falar, por até duas horas e meia. Entre as provas coletadas pela promotora, estão as mídias da confissão dos acusados à polícia e o diário - intitulado de Relatos de um Esquizofrênico - escrito por Jorge Beltrão, no qual ele descreve?ria? o assassinato de Jéssica.

Logo em seguida virá a argumentação da defesa. Juntos, os advogados de Jorge, Isabel e Cristina terão
 também? duas horas e meia para falar. Se houver réplica, cada parte terá mais duas horas. Quando o debate terminar, a juíza se reunirá com o Conselho de Sentença na chamada "sala secreta" para receber a decisão do júri e calcular a pena para os acusados. Segundo a magistrada, ?a expectativa é que ?o julgamento ?tenha duração de até dois dias.

Mais lidas