Sefarditas

Judeus relembram inquisição em ato solene na Câmara de Jaboatão

Ingrid
Ingrid
Publicado em 30/03/2017 às 15:34
Leitura:

Os judeus têm uma presença simbólica grande no Recife. Eles fundaram a primeira sinagoga das Américas na Rua do Bom Jesus durante o período holandês, quando tinham liberdade religiosa. / Foto: Arquivo / JC Imagem

Os judeus têm uma presença simbólica grande no Recife. Eles fundaram a primeira sinagoga das Américas na Rua do Bom Jesus durante o período holandês, quando tinham liberdade religiosa. Foto: Arquivo / JC Imagem

Já imaginou não poder praticar livremente sua religião? Era assim que os judeus viviam nos tempos de inquisição, onde o judaísmo não podia ser praticado e muitos tiveram que se converter ao cristianismo. Muitos cripto-judeus, pessoas que praticavam a crença em segredo, viveram em Pernambuco e mesmo assim foram vítimas do Tribunal do Santo Ofício. Por isso, nesta sexta-feira (31), a Associação Sefardita de Pernambuco realizará uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

O dia 31 é a data em que os judeus Bnei Anussim, como são conhecidos os descendentes desses judeus que foram forçados a se converter ao cristianismo, lembram o Decreto de Alahambra. Foi a partir dessa dia em 1492, que a lei promulgada por reis católicos da Espanha, ordenou a expulsão ou conversão forçada dos judeus da região.

Após todo esse tempo, os descendentes dos cripto-judeus se organizam em comunidades e fazem dessa data uma maneira de homenagear os antepassados. Segundo Aline Mesquita, secretária da Associação Serfadita de Pernambuco, a lembrança é "acima de tudo um dia para refletir e praticar a tolerância".

Cerimônia em memória dos Judeus Espanhois

A sessão solene na Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, que fica no bairro de Piedade, terá início às 10h e contará com a presença do rabino Gilberto Ventura, da Sinagoga Sem Fronteiras, lideranças políticas locais e alguns representantes dos descendentes dos Judeus Sefarditas que sofreram com a inquisição em vários locais do Nordeste.

Mais lidas