Comemoração

Recife e Olinda divulgam programação de aniversário

Ingrid
Ingrid
Publicado em 09/03/2017 às 17:53
Leitura:

Olinda fará 482 anos, enquanto que o Recife comemorá  480 anos e as duas cidades planejaram uma programação vasta para a população que contará com shows e os tradicionais cortes dos bolos.  / Foto: Acervo / JC Imagem

Olinda fará 482 anos, enquanto que o Recife comemorá 480 anos e as duas cidades planejaram uma programação vasta para a população que contará com shows e os tradicionais cortes dos bolos. Foto: Acervo / JC Imagem

Recife e Olinda, cidades-irmãs, comemorarão mais um aniversário neste domingo (12). Olinda fará 482 anos, enquanto que o Recife comemorá  480 anos e as duas cidades planejaram uma programação vasta para a população que contará com shows e os tradicionais cortes dos bolos. Confira como cada município vai celebrar o aniversário:

 

Aniversário de Olinda

Olinda irá comemorar o aniversário de 482 anos oferecendo uma programação cultural e esportiva para o público. As atividades começam a partir das 7h, com a Corrida das Ladeiras no Alto da Sé e segue até 19h com várias ações espalhadas pelo Sítio Histórico.

Na Praça do Carmo, a programação inicia às 14h com um aulão de Zumba, Fit Dance e Dança de Salão, seguido de exposição fotográfica do Carnaval 2017 pelas lentes do fotógrafo Sérgio Figueiredo e o grafite do artista Carlos André.

A partir das 15h começam as atividades infantis, com a apresentação da dupla Patati e Patatá cover e a disponibilização de brinquedos para as crianças. Às 18h ocorrerá o tradicional corte do bolo com a presença do prefeito Professor Lupércio. Na sequência acontecem as apresentações de Tony Veras e da Banda Francis Frevo.

A programação cultural continua com um cortejo de atrações no Sítio Histórico, que começa às 16h com o Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança, no Mercado da Ribeira. Tem ainda o 20º encontro de Blocos Líricos e o segundo encontro de ritmistas das escolas que se apresentaram durante as prévias de Olinda. 

Já as atividades esportivas ocorrem das 14h às 17h30, no Estádio Grito da República. O minicampo da área externa recebe um torneio de futebol para crianças de 8 a 17 anos, além de jogos de basquete em duas quadras e uma roda de capoeira só para mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Dentro do estádio, o jogo que marca a abertura do Campeonato Pernambucano de Futebol Americano será às 14h, entre os times recifences Apaches e Recife Mariners.

Confira a programação completa de Olinda:

 

Alto da Sé

7:00 Corrida Das Ladeiras

 

Colina do Seminário

7:30 Alvorada Festiva com a participação do Maracatu Nação Pernambuco e Maestro Israel de França

 

Praça do Carmo

14h às 15h -  Aulão Zumba com As Ameixas - Fit Dance e Dança De Salão com Professores da Aspa

15h - Exposição Fotos Carnaval 2017

15h - Patati E Patatá

15h30 - Banda Damas De Copa 

16h - Orquestra Beberibe - Encontro dos Bonecos Gigantes

16h30 - Bateria Cabulosa                                                                            

17h - Coral Encantado de Olinda com Orquestra Cemo

18h - Corte do Bolo 

18h30 - Tony Veras

19h - Munguzá da Zuza, Miranda e Thaís

19h30 - Francis Frevo

 

Mercado da Ribeira

16h - Cavalo Marinho Boi Pintado De Aliança

18h - Grupo Pedagogia Do Coco

19h - 2° Encontro De Ritmistas

 

Guadalupe

17h - Arrastão Do Maestro Oséas

 

Câmara Municipal de Olinda

19h 20º Encontro De Blocos Líricos

 

Estádio Grito da República

14h - Abertura do Campeonato Pernambucano de Futebol Americano

14h - Torneio de futebol para crianças de 8 a 17 anos, jogos de basquete e roda de capoeira só para mulheres

 

Aniversário do Recife

No Recife, a comemoração dos 480 anos da cidade terá bolo, shows do homenageado do Carnaval deste ano (Almir Rouche) e de Antônio Nóbrega, além de uma programação com esportes e homenagem às mulheres. A celebração se concentrará no bairro do Recife e um palco, onde acontecerá as apresentações musicais, em frente à praça do Marco Zero.

A novidade neste ano é que a programação montada pela prefeitura não será concentrada só no Marco Zero, mas também contará com várias opções de lazer e prática esportiva nas ruas do Bairro do Recife durante todo o dia. À tarde, o grupo de afoxé Ará Ilê, o Maracatu Batucada Badia e o Bloco de Boneco Seu Malaquias desfilam pelas ruas do bairro.

A partir das 8h as equipes da Academia da Cidade vão oferecer serviços de aferição de pressão, altura e peso para cálculo do IMC e esclarecimentos sobre estilo de vida saudável. Para as crianças, haverá cama elástica e piscina de bolas na Avenida Marquês de Olinda e duplas circenses que vão circular pelo Recife Antigo durante o dia brincando com o público.

Com foco nas mulheres, também haverá um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector, no Marco Zero, para orientá-las sobre prevenção e combate à violência de gênero. Já o bolo, tradicional nos festejos, terá 400 kg e será deistribuído em 3.500 fatias. Serão utilizados 52kg de margarina, 72 KG de açúcar, 704 ovos, 26 kg de chocolate, 79 kg de farinha de trigo e 2 kg de fermento. 

Ainda no domingo (12) o Museu da Cidade do Recife, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) comemorá o aniversário da cidade com a exposição "1817 - Revolução Republicana". A mostra tomará praticamente todos os locais do museu, localizado no Forte das Cinco Pontas, um dos locais emblemáricos da revolução.

Confira a programação completa do Recife

 

8h às 17h – Tênis, futebol de barrinha, voleibol, voleibol sentado, basquetebol adaptado, badminton, handebol e slackline nas avenidas Marquês de Olinda e a Alfredo Lisboa, além de aluguel de bicicleta e jogos de mesa; Ação de qualidade de vida da Academia da Cidade, com aferição de pressão, cálculo do IMC e outros serviços; Cama elástica e piscina de bolas na Avenida Marquês de Olinda, além de artistas circenses circulando pelo bairro; Orientações e serviços para mulheres

9h – Adriana B e convidadas no palco do Marco Zero

10h – Orquestra 100% Mulher pelas ruas do bairro

14h50 - Afoxé Ará Ilê, Maracatu Batucada Badia e Bloco de Boneco Seu Malaquias pelas ruas do bairro

15h às 17h - Apresentações e mini campeonato de longboard na Avenida Alfredo Lisboa

15h30 às 16h30 - Antônio Nóbrega

16h – Abertura da exposição "1817 - Revolução Republicana" no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas

17h – Almir Rouche

18h – Corte do bolo e fogos

Mais lidas