Inclusão

Recife terá mapa tátil urbano para pessoas com deficiência visual

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 19/12/2016 às 19:57
Leitura:

Mapa tátil ajudará cegos e pessoas com baixa visão a entenderem melhor o espaço urbano do centro do Recife / Foto: divulgação

Mapa tátil ajudará cegos e pessoas com baixa visão a entenderem melhor o espaço urbano do centro do Recife Foto: divulgação

Com o objetivo de dar mais autonomia às pessoas com deficiência visual durante a locomoção pelas ruas do Recife, um mapa tátil de parte da cidade será instalado na Casa da Cultura, bairro de São José, no Centro. O mapa traz informações de endereços, pontos turísticos, pontos de ônibus e táxi para a leitura em braile e também com letras ampliadas para quem tem baixa acuidade visual (baixa visão).

Desenvolvido pela Id Inclusão e Design, o mapa tem o incentivo do Funcultura e produção executiva da Janela Gestão de Projetos. O lançamento acontecerá nesta terça (20), no hall da Casa da Cultura.

A iniciativa é inédita e surge como uma forma de dar continuidade ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderido pelo Governo do Estado, em 2012, com o slogan “Viver sem Limites”. 

Em entrevista ao NE10, Klesley Bastos, que faz parte do projeto, contou como o mapa foi produzido. Manuel Aguiar, que é cego e consultor de acessibilidade e inclusão, também falou da importância da ação para dar mais autonomia e conhecimento às pessoas com deficiência visual na cidade.

Confira a entrevista sobre o mapa tátil abaixo:

 

Mais lidas