Pets

Para não ter surpresa ao adotar um cãozinho, é importante prever o tamanho na fase adulta

Mariana Dantas
Mariana Dantas
Publicado em 02/08/2016 às 8:10
Leitura:

Com 22kg e dois anos de vida, Chispa é o xodó de Beatriz, que mora em um apartamento de 50 m² / Foto: cortesia

Com 22kg e dois anos de vida, Chispa é o xodó de Beatriz, que mora em um apartamento de 50 m² Foto: cortesia

Para a alegria dos animais abandonados e "cheios de amor pra dar", a opção pela adoção vem crescendo no País, fruto das campanhas de conscientização promovidas por várias entidades de proteção animal.  Empolgada com a ideia de ter um novo companheiro, muita gente que decide adotar um cachorro não se preocupa em prestar atenção no porte do animal, principalmente se for um filhote. A surpresa é descobrir, meses depois, que seu amigo é bem maior do você imaginava. Mesmo se o cão for Sem Raça Definida (SRD), é possível prever o seu tamanho com base no peso e na idade.

» Conheça o projeto #AdoteUmPet

Inexperiente em adoção animal, a publicitária Beatriz Luna, 33 anos, levou um susto quando a sua cadela Chispa começou a crescer. Ela decidiu adotá-la em uma feira de animais há dois anos. Por morar em um apartamento de 50 metros quadrados, em São Paulo, a ideia era ter um animal de pequeno porte. "Ela é o nosso primeiro animal de estimação. Quando adotamos Chispa na feira de adoção, informaram que ela já tinha quatro meses. Apesar de achar a pata um pouco grande, pensávamos que ela não iria crescer tanto", conta Betriz. Ao levar o animal ao veterinário, o casal descobriu que Chispa tinha no máximo dois meses e muito para crescer.

Beatriz e Pedro ao lado da cadela Chispa, ainda filhote

Beatriz e Pedro ao lado da cadela Chispa, ainda filhoteFoto:cortesia

Hoje com 22 kg e dois anos de vida, Chispa tem o porte de um cachorro da raça Labrador e muita força. "Ela praticamente me arrasta na rua", brinca Beatriz, que é apaixonada pela cadela. "Se ela fosse menor seria ótimo, mas não troco Chispa por cachorro nenhum. Apesar do tamanho, ela é muito tranquila. Existem cachorros de pequeno porte que são muito mais danados do que ela", argumenta.



A comerciante Elizângela Fernanda Galvão, 43 anos, também levou um susto quando seu cachorro Snoopy começou a crescer. Com 8 meses de vida, o animal já pesa mais de 20kg. "Sei que ele ainda pode crescer mais. É um danado que já roeu todos os meus móveis e comeu a sola de um sapato que tinha acabado de comprar. Chegou aqui muito pequeno, com um mês, e hoje já é um gigante. Mas já me apaixonei por ele", afirma a comerciante, que mora em uma casa no bairro de Peixinhos, em Olinda.

mariana_FTP
Snoopy com um mês de vida e hoje, aos 8 meses, com Elizângela

De acordo com o veterinário Ricardo Rafael Cavalcanti, do Centro de Terapia Veterinária (Centervet), em Olinda, antes de adotar o animal, uma dica é procurar saber o peso e a idade. "Claro que existem exceções, já que os animais não possuem raça definida, mas a regra funciona com a maioria dos cachorros", explica Ricardo Rafael. Ele também orienta que o animal seja examinado por um veterinário o mais rápido possível. "Através da análise da dentição do animal, o profissional saberá a idade exata dele e poderá confirmar se será de pequeno, médio ou de grande porte. Além disso, ele será examinado e vacinado".

Veja na tabela abaixo o crescimento esperado para diversos tipos de cães:



Apesar de a relação idade X peso ser a mais fiel para identificar o porte do animal, o veterinário disse ainda que o tamanho das patas é outra característica de pode ser observada. "Filhotes com patas desproporcionais ao seu tamanho têm tendência a crescer bastante".

Mais lidas