Praia do Sueste

Turista sofre ataque de tubarão em Fernando de Noronha

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 21/12/2015 às 19:22
Leitura:

A Praia do Sueste é famosa pela presença e desova de tartarugas marinhas / Foto: Luiz Pessoa/NE10

A Praia do Sueste é famosa pela presença e desova de tartarugas marinhas Foto: Luiz Pessoa/NE10

Um turista paranaense, de 33 anos, de identidade ainda não divulgada, foi vítima de um ataque de tubarão na Praia do Sueste, no Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (21). De acordo com a Assessoria de Imprensa da Administração da Ilha, devido aos ferimentos, o jovem perdeu o antebraço mas o seu quadro de saúde é considerado estável. 

O acidente aconteceu quando o turista realizava um mergulho em apneia. O rapaz foi levado para o Hospital São Lucas, único da ilha. Ele foi atendido pela equipe médica local, com reforço de um cirurgião, um ortopedista e um anestesista, que estavam na ilha a passeio. Como não são permitidos voos noturnos saindo de Noronha, a vítima ainda não foi transferida para o Recife, o que deve acontecer nesta terça-feira (22), logo cedo, por volta das 5h. 

A nota oficial da Administração da Ilha de Fernando de Noronha diz o seguinte: É estável o quadro do jovem paranaense de 33 anos, atacado por um tubarão na tarde desta segunda-feira (21), na Baía do Sueste, em Fernando de Noronha. O rapaz, que foi prontamente socorrido por familiares para o Hospital São Lucas, teve o membro superior direito, na região do antebraço, amputado no ataque. Ele foi atendido pela equipe médica local, com reforço de um cirurgião, um ortopedista e um anestesista, que estavam na ilha a passeio. Ele recebeu todo o atendimento pela equipe e teve o ferimento estabilizado. Em paralelo, a Administração da Ilha, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, providenciou a transferência do paciente em UTI Aérea para o Hospital da Restauração. A previsão é que a aeronave pouse às 5h desta terça-feira (22). Este período de atendimento até a remoção é fundamental para a recuperação do paciente

TUBARÕES NA ILHA - De acordo com o engenheiro de pesca e curador do Museu do Tubarão, localizado em Noronha, Leonardo Veras, investigações serão realizadas nesta terça-feira (22) para identificar o que pode ter acontecido no momento do incidente, que é o primeiro do tipo na ilha turística. 

“Ainda estamos num momento de investigação. Não se sabe o que aconteceu, qual a espécie de animal envolvido. Ainda não sabemos se a vítima estava com alguma tipo de isca na mão, se tentou tocar o animal ou se foi um movimento investigativo do tubarão. Inclusive, se ele estava com alguma isca na mão, não pode nem ser considerado um ataque”, explicou o pesquisador.

LEIA MAIS
» Tubarões e golfinhos são grandes animais do mar de Noronha

Leonardo Veras afirmou que o incidente foi o primeiro do tipo na história da ilha

Leonardo Veras afirmou que o incidente foi o primeiro do tipo na história da ilhaFoto: cortesia

Leonardo Veras contou ainda que a vítima estava com a esposa na Praia do Sueste no final da tarde. Ela ficou perto da areia, com a água na cintura, enquanto a vítima foi mergulhar próximo às bóias da baía. Após o incidente, o turista voltou nadando para a areia e foi socorrido por funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O engenheiro de pesca ressaltou que as espécies mais comuns de tubarão em Noronha são Limão, Lixa, dos Recifes e, eventualmente, Tigre. Em entrevista ao NE10 em maio, o pesquisador decretou: “Tubarão não é feito para comer gente. Aqui temos um ambiente equilibrado e pequena invasão humana no mar. Além disso, a água cristalina faz com que o tubarão identifique o humano e não ataque.”

ÚLTIMO ATAQUE - Em abril deste ano o jovem Diego Gomes Mota, de 23 anos, foi a 60ª vítima de ataque de tubarão na orla pernambucana desde 1992. Ferido, possivelmente, por um animal das espécies cabeça chata ou tigre, o surfista estava na Praia Del Chifre, em Olinda, no Grande Recife, área proibida para o esporte devido ao risco. O jovem se recuperou após passar por uma cirurgia na perna. Antes dele, a turista Bruna Gobbi, à epoca com 18 anos, foi mordida em julho de 2013 nas águas da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e morreu por causa da gravidade dos ferimentos.

Mais lidas