Prédio histórico

Estação Central Capiba fica pronta, mas não é inaugurada

Elvis de Lima
Elvis de Lima
Publicado em 01/12/2014 às 20:00
Leitura:

Último prazo divulgado para inauguração era março de 2014, mas não foi cumprido / Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Último prazo divulgado para inauguração era março de 2014, mas não foi cumprido Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Após cinco promessas de abertura da Estação Central Capiba, no bairro de São José, no Recife, o espaço não tem data para ser inaugurado. De acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), órgão do governo responsável pelo prédio, o centro cultural já está 99% pronto, mas ainda não há previsão de quando será aberto ao público. O último prazo divulgado para inauguração era março de 2014, mas não foi cumprido.

Valor total investido para restauração do prédio não foi divulgado

Valor total investido para restauração do prédio não foi divulgadoFoto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Localizado na antiga Estação Central, na Praça Barão de Mauá, o prédio é composto de museu e galeria de arte. O Museu do Trem ocupará todo o prédio principal com espaços para exposições, setor administrativo e salas de múltiplo uso (aulas, palestras e oficinas). Já a galeria deverá funcionar nas edificações anexas. O museu possui 622 peças entre relógios, sinos, aparelhos telefônicos antigos, placas ferroviárias, filmes, dentre outros.

Se o governo quisesse, já tinha inaugurado esse prédio há bastante tempoNeilton Vitor, 40 anos
A escultura de Luiz Gonzaga, confeccionada pelo artista plástico Demétrio Albuquerque, fica bem em frente ao prédio principal da Estação Central Capiba. O monumento que chegou a ser parcialmente destruído no mês de maio deste ano já foi recuperado, mas a estação ainda continua fechada. Quem passa pelo local diariamente não vê a hora do museu ficar pronto. O porteiro Neilton Vitor, de 40 anos, acredita que "se o governo quisesse, já tinha inaugurado esse prédio há bastante tempo. Provavelmente, eles só devem inaugurar em 2015, quando o novo governador estiver atuando", ressalta o recifense.

Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Construída em 1885, a estação servia à Estrada de Ferro Central de Pernambuco - Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Localizada na antiga Estação Central, na Praça Barão de Mauá, a Estação Capiba é composta de museu e galeria de arte - Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Museo do Trem ocupará todo o prédio principal com espaços para exposições, setor administrativo e salas de múltiplo uso - Rodrigo Carvalho/JC Imagem
Elvis de Lima/NE10
Escultura de Luiz Gonzaga fica bem em frente ao prédio principal da Estação Central Capiba - Elvis de Lima/NE10
Alexandre Lopes/Especial para o JC
Monumento chegou a ser parcialmente destruído no mês de maio deste ano - Alexandre Lopes/Especial para o JC
Elvis de Lima/NE10
Escultura de Luiz Gonzaga foi recuperada alguns meses depois, mas a estação continua fechada - Elvis de Lima/NE10

O prédio principal foi restaurado de abril de 2009 a maio de 2010. Depois, teve de ser adaptado para receber o museu. Ganhou elevador, gerador de energia elétrica, climatização, iluminação própria para exposições, sistema de combate a incêndio, sinalização bilíngue e cenografia. Ainda de acordo com a Fundarpe, a inauguração da Estação Central Capiba depende das "agendas institucionais". O valor total investido para restauração do prédio ainda não foi divulgado.

Faça um Tour Virtual na Praça Barão de Mauá, onde fica localizada a Estação Central Capiba:

HISTÓRIA - Construída em 1885, a estação servia à Estrada de Ferro Central de Pernambuco. Deixou de ser usada com a extinção do serviço e na década de 80 virou a porta de entrada do metrô. O espaço funcionará como Estação Central Capiba, expondo as peças do acervo do Museu do Trem, primeiro museu ferroviário do Brasil, criado em 1972. No local há troles manuais e a motor, locomotivas inglesas e alemãs. 

PERDA - Disputada há dez anos pelos governos do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, uma locomotiva de ferro a vapor, de fabricação inglesa, despediu-se da cidade do Recife no mês de outubro deste ano. A Justiça deu ganho de causa ao Estado potiguar, que moveu a ação, e a máquina deixou a antiga Estação Central, no bairro de São José, onde se encontrava desde os anos 90.

Mais lidas