Meteorologia

Setembro com chuvas é normal, garantem especialistas

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 01/09/2014 às 14:55
Leitura:

Inmet prevê 18 dias de chuvas no mês de setembro / Foto: Isabelle Figueiroa/ NE10

Inmet prevê 18 dias de chuvas no mês de setembro Foto: Isabelle Figueiroa/ NE10

A primeira quinzena do mês de setembro em Pernambuco ainda será de chuva, principalmente no Litoral e na Zona da Mata do Estado, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e o Instituto de Meteorologia (Inmet). O Inmet ainda prevê mais 18 dias de chuvas no período.

Com a chegada do mês de setembro, as pessoas tendem a esperar pelo fim automático das chuvas e o aparecimento do sol forte na região. Muitos foram pegos de surpresa nesta segunda-feira (1º), com o tempo parcialmente nublado e com chuva rápida. De acordo com Apac, choveu dentro do esperado no Grande Recife para o dia, cerca de 17.8 mm, um volume pluviométrico considerado fraco pelo órgão.

Popularmente, no Nordeste, passou-se a convencionar o mês de setembro e, em especial, o feriado de 7 de Setembro, como o início da temporada do sol na região, já que com a diminuição no volume de chuvas também proporciona a reabertura do setor turístico no litoral. Na verdade, o mês marca a primavera, que tem início no dia 23.

“Por os meses seguintes ao de setembro - outubro, novembro e dezembro- serem os mais secos e quentes no Grande Recife, as pessoas confundem o início do verão, que oficialmente só começa no dia 21 de dezembro”, explica o chefe de meteorologia do Inmet, Ednaldo Correia de Araújo.

Mais lidas