ato

Peritos papiloscopistas de Pernambuco se mobilizam contra veto presidencial

NE10
NE10
Publicado em 19/08/2013 às 13:42
Leitura:

Peritos papiloscopistas de todo o Brasil se mobilizam durante a tarde desta segunda-feira (19) contra o veto presidencial sobre a lei que reconhece a profissão. Em Pernambuco, os profissionais estarão concentrados em frente ao Instituto de Identificação Tavares Buril (ITB) a partir das 14h e irão elaborar uma carta que será enviada a deputados federais e senadores.

A votação sobre o veto acontecerá na terça-feira (20) no Congresso Nacional. Caso seja mantido, os peritos temem que o não reconhecimento da profissão afete os pareceres já emitidos contra criminosos, podendo ser questionados. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Cláudio Marinho, cerca de 8 mil pessoas estão presas atualmente no País com base em perícias papiloscópicas.

Segundo ele, o Estado conta com 333 profissionais da área na Polícia Civil. Eles atuam em perícias neonatais, em locais de crime, representação facial, verificação de antecedentes criminais e emissão de carteiras de identidade.

A mobilização também inclui os peritos que atuam na Polícia Federal. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco, Alexandre Galindo, só este ano já foram emitidos 11 mil laudos papiloscópicos no País. Cerca de 20 profissionais atuam na PF de Pernambuco, incluindo os municípios de Caruaru e Salgueiro.

Mais lidas