pesquisa

Terceira expedição do Sinuelo captura dois tubarões da espécie lixa

NE10
NE10
Publicado em 14/08/2013 às 14:12
Leitura:

Dois tubarões da espécie lixa foram capturados e devolvidos ao mar durante a terceira expedição do barco Sinuelo, que atracou no Recife na manhã desta quarta-feira (14), depois de passar cinco dias em alto-mar. Os dois animais fisgados são fêmeas, com 2,9m e 2,3m de comprimento, e foram capturados a cerca de 2,5 quilômetros da costa, na altura do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

"Os dois tubarões já tinham sido catalogados em expedições anteriores e estavam com etiqueta de identificação. Após a equipe analisar suas condições e realizar a pesagem, eles foram devolvidos ao mar. “Vale lembrar que tubarão lixa não é agressivo e está ameaçado de extinção", explicou o presidente do Instituto Oceanário, Alexandre Carvalho, que acompanha a expedição coordenada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

19d95c8d7d34f912674e4049aa845b60.jpg
No último 22 de julho, jovem foi atacada por tubarão na praia de Boa Viagem (Foto: Igo Bione / JC Imagem)

A terceira expedição do Sinuelo voltou ao mar 19 dias após um ataque de tubarão na praia de Boa Viagem que resultou na morte da turista paulista Bruna Gobbi, de 18 anos. A jovem foi à praia com uma prima e dois primos pernambucanos na manhã do último dia 22 de julho. Os três começaram a se afogar e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Bruna já havia passado por Recife, onde vive a avó materna, e também por Surubim, no Agreste de Pernambuco. A estudante, filha de pais separados, vivia na capital paulista com a mãe e uma irmã de 8 anos.

LEIA MAIS:
» Mãe de Bruna Gobbi fala pela primeira vez
» Enterro de jovem atacada por tubarão reúne centenas de pessoas
» Ausência do barco que monitora tubarão será usado em processo
» Cemit divulga nota de esclarecimento sobre interdição de praias do Grande Recife

A jovem perdeu muito sangue, chegou a sofrer quatro paradas cardiorrespiratórias e teve parte da perna esquerda amputada durante uma cirurgia realizada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade de saúde, a turista não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 23h30 da segunda-feira, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Antes de ser transferida para o HR, Bruna foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul, onde sofreu a primeira parada cardiorrespiratória.

Desde o retorno do projeto Sinuelo ao litoral recifense, no último dia 26 de julho, 12 tubarões foram capturados, sendo três da espécie tigre, dois flamengos, seis lixas e um cabeça-chata. Oito deles foram libertados e quatro morreram, devido aos ferimentos provocados pelos anzóis.

A quarta expedição do Sinuelo está prevista para começar nesta quinta-feira (15), com previsão de retorno na próxima terça-feira (20).

PROJETO - O barco Sinuelo - responsável pelo estudo da presença de tubarões no mar do Grande Recife - voltou ao alto mar para realizar uma varredura pelas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os trabalhos estavam interrompidos desde dezembro de 2012 e voltaram após a SDS liberar uma verba de 1,8 milhão de reais. A equipe conta com cinco profissionais - formada pelo mestre do barco, um engenheiro de pesca,  dois auxiliares de convés e um cozinheiro.

O grupo lançou dois espinhéis com 100 anzóis de 4 quilômetros cada e 20 linhas de espera  em dois pontos, um em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e outro perto da foz do Rio Jaboatão. Os equipamentos abrangerão um perímetro entre o Pina, na capital, e o Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Os espinhéis são um primeiro escudo e ficam posicionados a cerca de 2,5 quilômetros da  costa, a uma profundidade que varia entre 14 e 16 metros, a depender da maré. As linhas de espera, por sua vez, são colocadas mais perto da praia, em média 800 metros, a uma  distância vertical que vai de quatro a seis metros.

Mais lidas