tubarões

Cabeça-chata com mais de dois metros é capturado pelo barco Sinuelo

NE10
NE10
Publicado em 05/08/2013 às 13:58
Leitura:

Mais dois tubarões foram capturados pela equipe do barco Sinuelo no mar de Boa Viagem, no Recife, na manhã desta segunda-feira (5). Um deles é da espécie cabeça-chata, considerada uma das mais perigosas. O animal, que morreu devido aos ferimentos provocados pelos anzóis, tinha 2,66 metros de comprimento.

O outro tubarão é uma fêmea da espécie lixa, de 1,88 metro, e foi devolvida ao mar após receber uma marca plástica. A marca acústica permite que ele seja detectado pela rede de receptores instalada ao longo da praia, do Pina ao Paiva

Os animais foram fisgados a cerca de 2,5 quilômetros da costa, entre o Acaica e o Grupamento de Bombeiros Marítimo.

Desde o retorno do projeto Sinuelo ao litoral recifense, no último dia 26 de julho, 10 tubarões foram capturados, sendo três da espécie tigre, dois flamengos, quatro lixas e um cabeça-chata. Seis deles foram libertados e quatro morreram.

PROJETO - O barco Sinuelo - responsável pelo estudo da presença de tubarões no mar do Grande Recife - voltou ao alto mar para realizar uma varredura pelas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os trabalhos estavam interrompidos desde dezembro de 2012 e voltaram após a SDS liberar uma verba de 1,8 milhão de reais. A equipe conta com cinco profissionais - formada pelo mestre do barco, um engenheiro de pesca,  dois auxiliares de convés e um cozinheiro.

Nesta operação, o grupo lançou dois espinhéis com 100 anzóis de 4 quilômetros cada e 20 linhas de espera  em dois pontos, um em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e outro perto da foz do Rio Jaboatão. Os equipamentos abrangerão um perímetro entre o Pina, na capital, e o Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Os espinhéis são um primeiro escudo e ficam posicionados a cerca de 2,5 quilômetros da  costa, a uma profundidade que varia entre 14 e 16 metros, a depender da maré. As linhas de espera, por sua vez, são colocadas mais perto da praia, em média 800 metros, a uma  distância vertical que vai de quatro a seis metros.

Mais lidas