Dragagem

Governo do Estado dá início à revitalização do Rio Beberibe

NE10
NE10
Publicado em 02/05/2012 às 11:11
Leitura:

O governador Eduardo Campos acompanhou, na manhã desta quarta-feira (2), a cerimônia de início da dragagem do Rio Beberibe, na Avenida Olinda, próximo ao Complexo de Salgadinho, Olinda, Grande Recife. Além do Beberibe, os rios Capibaribe e Ipojuca vão receber ações, até 2014, de esgotamento sanitário.

A ação, coordenada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, vai ser realizada por 13 Km, entre os municípios do Recife e de Olinda. De acordo com o governador Eduardo Campos, o rio Beberibe não é dragado há 30 anos e isso vem causando alagamentos para as comunidades ribeirinhas. “Além de evitar as cheias, a revitalização do rio Beberibe vai ser útil para os pescadores que vão contar com um ambiente mais limpo e para as famílias que moram no leito do rio”, afirmou o governador. Quatrocentas casas foram construídas na comunidade do Córrego do Sapo, em Camaragibe. “A população que hoje reside às margens da nascente do rio serão levadas para o residencial”, completou o governador.

Confira o vídeo em que Eduardo Campos fala sobre os benefícios da dragagem:

A moradora da comunidade Cabo Gato, em Peixinhos, Valéria Maurício, 32, já perdeu todos os móveis cinco vezes. “O rio parece um canal, está todo poluído. Precisei alugar uma casa em outro lugar porque não posso mais perder o que tenho”, disse Valéria. Ela acredita que quando as obras chegarem em Peixinhos, os problemas serão resolvidos. “Vai ficar bom, se Deus quiser não teremos mais alagamentos”, afirmou a moradora.



O secretário de Recursos Hídricos, José Almir Cirilo, é o responsável por coordenar as obras

A dragagem, que tem investimentos de R$65 milhões, é a etapa inicial de revitalização do Beberibe, inclui ainda obras de urbanização das comunidades localizadas ao longo do rio. Representantes comunitários de Passarinho, Caixa d'água, Peixinhos, Cajueiro e Campina do Barreto estiveram na cerimônia para cobrar ações efetivas ao governador Eduardo Campos.

De acordo com o Governo Estadual, a fase da dragagem deve ser concluída em 10 meses. Já a obra total, tem previsão de ser concluída em 25 meses. O dinheiro investido foi adquirido por meio de um empréstimo do Governo do Estado à Caixa Econômica Federal.

Mais lidas