Pesquisa

Só 42,4 % dos consumidores da RMR pretendem comemorar o Dia dos Namorados

Ingrid
Ingrid
Publicado em 02/06/2016 às 19:22
Leitura:

 Quando a questão é onde comprar, a maioria dos entrevistados (54,3%) pretende ir nas lojas dos shoppings. / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Quando a questão é onde comprar, a maioria dos entrevistados (54,3%) pretende ir nas lojas dos shoppings. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Dia dos Namorados, data comemorada por muitos casais no dia 12 de junho, não será de presentes e mimos para muitos consumidores e a culpa não é da solteirice. Uma pesquisa do Instituto Fecomércio-PE em parceria com o Sebrae em Pernambuco aponta que só 42,4% dos entrevistados realmente pretendem comemorar a data romântica neste ano. Isso significa uma queda de 3,7% em relação a 2015, de acordo com o instituto.

Os fatores que levarão os sais a não comemorarem o Dia dos Namorados são: o fato de estarem sem dinheiro (13,3%), o desemprego (9,8%) e o endividamento (7,6%). Para os que vão celebrar, a opção pelo presente é o destaque, já que 84,3 % dos entrevistados escolheram essa alternativa, com gasto médio de R$ 214. Os que pretendem festejar a data em restaurantes ou bares (33,8%), estimam gastar em média R$ 174.

Nos ítens apontados como preferidos para presentear, as roupas e acessórios do vestuário têm maior destaque (30,1%), seguido pelos perfumes e cosméticos (23,5%), sapatos e acessórios de calçados (17,2%) e celulares, smartphones e tablets com 7,1%. Quando a questão é onde comprar, a maioria dos entrevistados (54,3%) pretende ir nas lojas dos shoppings. Logo atrás vem o comércio tradicional, com 39,6%, e em porcentagens menores os que vão se utilizar do comércio eletrônico (2,8%) e catálogos ou representantes (2,3%).

 

EMPREENDEDOR- Sobre a expectativa do comércio para a data, 38,9 % dos empresários entrevistados afirmaram que o volume de vendas será menor quando comparado com o mesmo período do ano passado. Só 27% dos empreendedores têm a crença de que esse volume será maior do que em 2015 e 34,1% acreditam que o desempenho se manterá igual ao ano anterior. Seguindo a comparação anual, a estimativa do Fecomércio de retração no volume de negócios é de 5%.

Mais lidas