Sistema Solar

Marte já teve oceano tão extenso quanto o Ártico, diz estudo

Júlio Cirne
Publicado em 06/03/2015 às 18:19

A água seria suficiente para formar um oceano que cobria metade do hemisfério norte de Marte / Foto: Divulgação

A água seria suficiente para formar um oceano que cobria metade do hemisfério norte de Marte Foto: Divulgação

Uma equipe de cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês) afirma ter descoberto que, em algum momento de seu tempo geológico, o planeta Marte pode ter possuído um oceano do mesmo tamanho ou maior que o Ártico terrestre. A informação foi publicada nessa quinta-feira (5) em uma revista científica.

Os pesquisadores afirmam ter calculado, com base em análises da atmosfera do planeta, que Marte teria perdido cerca de 87% de sua água no espaço.

Na revista "Science", que divulgou o artigo, a equipe explica que, quando Marte era úmido, a água era suficiente para cobrir completamente o planeta a uma profundidade de até 137 metros. No entanto, essa água formava um oceano que cobria quase a metade de todo o hemisfério norte do planeta. Este oceano teria uma profundidade de 1,6 km.

A informação é baseada em observações sobre diferentes formas de água: a mais tradicional encontrada na Terra (formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio) e a chama "água pesada", quando um dos átomos de hidrogênio é substituído por deutério, ²H2O.