Comportamento

Igual aos humanos, pássaros bêbados também têm fala enrolada

Renata Dorta
Publicado em 30/12/2014 às 16:35

Quando ficam tontas, o canto das aves ficam distorcidos.  / Foto: FreeImages

Quando ficam tontas, o canto das aves ficam distorcidos. Foto: FreeImages

Quem nunca teve aquela dificuldade em expressar seus sentimentos após algumas cervejinhas? A língua enrolada, as palavras trocadas e os sons confusos podem não ser uma exclusividade etílica dos homens. Um estudo feito pela Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, publicado na revista Plos One, mostra que o canto dos pássaros também sofrem distorções com álcool.

A pesquisa foi feita pois os pássaros aprendem a cantar de maneira muito semelhante a quando os seres humanos começam a falar. Em estudo recente, foi comprovado que os genes são idênticos neste quesito entre as espécies. O estudo deste tipo de hábito em pássaros possibilita entender alguns mecanismos do cérebro de uma criança, por exemplo. Ao poder utilizar o animal, os cientistas puderam ver o impacto do álcool nos homens e em sua fala.

"No início, nós estávamos pensando que eles não iriam beber por conta própria Você sabe, muitos animais não tocam neste tipo de coisa. Porém, eles se demonstraram muito toleráveis às bebidas e dispostos a consumi-las" afirmou Christopher Olson, pesquisador da do estudo para o jornal Independent.

A partir do momento em que as aves ficaram tontas, as distorções em seus cantos começaram a aparecer."Os efeitos mais pronunciados foram diminuição da amplitude e aumento da entropia", afirma os pesquisadores no estudo. Portanto, em outras palavras, suas músicas tornam-se mais tranquilas e desorganizadas.

Os pesquisadores acreditam que isso pode significar que o álcool afeta certas partes do circuito cerebral das aves mais profundamente do que em outros animais, o que leva os sons produzidos por essa parte do cérebro serem mais desleixados.